quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Caixa Ribeira'16 - Novas confirmações


Em 2016 o Caixa Ribeira regressa ao Porto com um luxuoso cartaz. Os nomes que hoje se anunciam serão certamente razões suficientes para que os dias 3 e 4 de Junho fiquem definitivamente marcados na agenda: António Chainho com Paulo Carvalho e Mafalda Arnauth, Jorge Fernando e Sara Correia.


O Mestre António Chaínho dispensa apresentações. A história deste alentejano de S. Francisco da Serra, Santiago do Cacém, confunde-se com a do Fado. Apresentou-se pela primeira vez em público aos 13 anos. Pouco depois dos 20 (nos anos 60) estreia-se na casa de fados Severa, percorrendo outras como O Faia, O Folclore ou Picadeiro. Tocou com nomes como Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Carlos do Carmo, Francisco José, Tony de Matos, entre outros. Virtuoso guitarrista e compositor, celebrou no ano que passou 50 anos de carreira e para tal apresentou o novo espectáculo “Cumplicidades” que é também o nome do último registo. A edição conta com a participação de Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (dos Deolinda), Sara Tavares, Fernando Ribeiro (dos Moonspell), o fadista Hélder Moutinho, o cantor angolano Paulo Flores e a brasileira Vanessa da Mata, que dá voz ao tema “Aprender a sorrir”. No Caixa Ribeira, no dia 3 de Junho será acompanhado por convidados de luxo, Paulo de Carvalho e Mafalda Arnauth. 

Jorge Fernando foi recentemente condecorado como  Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. É um nome central do Fado, como produtor, músico e compositor. Tem unido várias gerações do Fado, colaborando com o seu génio e talento. Foi guitarrista e compositor de Amália Rodrigues, com quem dividiu estúdios e palcos por mais de duas décadas, seguindo caminho a solo e como um dos melhores produtores e autores do repertório nacional de Fado que tem ajudado a definir os rumos de uma nova linhagem, escrevendo êxitos e produzindo discos para artistas como Camané e Ana Moura, entre muitos outros. O seu último trabalho “Chamam-lhe Fado”, é esteticamente diversificado, resultando numa sonoridade em que a música tradicional se funde com o gospel, o hip-hop ou a soul music. Dia 4 de Junho vai também ele passar pelo Caixa Ribeira.
  
Sara Correia é muito jovem mas tem corrido o país para cantar e encantar, merecendo sempre grandes elogios. Presença constante no Páteo de Alfama e na Casa De Linhares, canta muitas vezes com artistas conceituados como Jorge Fernando ou Maria da Nazaré. Aos 13 anos, foi vencedora da Grande Noite do Fado e virá à Ribeira do Porto, no dia 4 de Junho para mostrar todo o talento que tem caracterizado o seu percurso.