sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O Filho de Saul de László Nemes


O Filho de Saul de László Nemes, filme nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, estreou ontem em Lisboa (Ideal, Monumental,  UCI El Corte Inglés), Porto (UCI Arrábida, Dolce Vita Porto), Aveiro (Fórum Aveiro), Cascais (Cinema da Villa) e Coimbra (Dolce Vita Coimbra).

O filme tem também já sessões agendadas em Beja (Cinema Pax Julia, 1 de Março), Castelo Branco (Cineteatro Avenida, 1 de Março), Figueira da Foz (Centro de Artes e Espectáculo, 3 de Março), Setúbal (Charlot, 3 e 4 de Março), Évora (Auditório Soror Mariana, 16 de Março), Olival Basto (Malaposta, 18 de Março), Braga (Theatro Circo, 21 de Março), Faro (IPDJ, 22 de Março), Santarém (Teatro Sá da Bandeira, 29 de Março) e Cartaxo (Centro Cultural do Cartaxo, 15 de Abril). 

O Filho de Saul ganhou já o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e foi o grande acontecimento do festival de Cannes, onde ganhou o Grande Prémio e o Prémio da Crítica Internacional. Venceu ainda o prémio da CST (Comissão Superior Técnica) francesa, atribuído a Tamas Zanyi responsável pelo som do filme, sendo que o som é um dos elementos mais avassaladores neste retrato de dois dias da vida de um Sonderkommando no campo de concentração de Auschwitz/Birkenau.

Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau. 
Saul Ausländer é um membro húngaro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do campo de concentração e forçados a dar apoio aos Nazis no processo de extermínio em larga escala. Durante os trabalhos num dos crematórios, Saul descobre o corpo de um rapaz que ele reconhece como sendo o seu filho.
Enquanto os Sonderkommando planeiam uma revolta, Saul fica obcecado com uma missão impossível: salvar o corpo do rapaz de uma autopsia e encontrar  um rabino para lhe recitar as orações Kaddish e realizar o funeral.