quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

A bíblia dos segredos das avós


Gostaria de ter um hálito fresco? Atenuar uma cicatriz? Saber como limpar as juntas dos azulejos? Fazer um pão brioche com mel? Aprender a verificar se um ovo é fresco?
A bíblia dos segredos das avós, de Martina Krčmár, com o selo da Larousse, consiste numa belíssima edição de capa dura, que contém gerações de saberes, de experiências e de segredos transmitidos oralmente, resultantes da observação sagaz e paciente da natureza.
Este livro, já disponível nas livrarias portuguesas, oferece-nos um verdadeiro tesouro: receitas e remédios curativos que atravessaram os tempos e que são de uma eficácia repetidamente comprovada. Tudo isto acompanhado de bonitas ilustrações, que remetem para o «tempo das avós» – algumas a cores, outras a preto e branco.
São 352 páginas de uma viagem por outros tempos, quando a natureza parecia ter soluções para tudo. A verdadeira magia reencontrada dos saberes do passado para melhor vivermos no presente. Um livro que agradará, certamente, a todas as gerações.

Sinopse
Nas aldeias de outrora, eram raros os casos em que se recorria ao médico. As virtudes das plantas eram bem conhecidas havia gerações...
Utilizava-se a urtiga contra os problemas respiratórios, fazia-se uma cura com dente-de-leão para desintoxicar o corpo, recorria-se à arnica para tratar das feridas, às cataplasmas de aloé para aliviar as queimaduras... Limpava-se tudo em casa, com a ajuda do bicarbonato, do vinagre, do limão... Na cozinha, sabia-se como aproveitar os produtos da estação e como os conservar da melhor forma.
Esta obra é como que uma bíblia dos saberes do passado, que recupera a preferência por produtos naturais, ecológicos e baratos, verdadeiros «milagres caseiros»: limão, azeite, mel, bicarbonato, vinagre, argila... Todos os domínios da vida doméstica são abordados:
• Cuidados de saúde de A a Z;
• O estojo de beleza da avó;
• Lar doce lar;
• Segredos e confidências dos mestres da cozinha.