quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Exposição "Atravessar I" em Oeiras



Em Oeiras, a frente ribeirinha, o jardim municipal e o centro histórico da vila vão ser palco de uma exposição de arte pública, intitulada “Atravessar I arte memória e lugar”, até 22 de Fevereiro de 2020. Esta exposição é promovida pela Câmara Municipal de Oeiras e a Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa no contexto da Licenciatura de Escultura dos anos 2017/18 e 2018/19.v 

Intervir artisticamente no espaço público implica pensar, questionar, problematizar o espaço do quotidiano como lugar, num processo de resinificação de memórias e significados que convocam a um novo olhar e a uma recepção nativa por parte do público.

Partindo de referências da paisagem e estabelecendo diálogo/confronto com os vários elementos que a compõem, deu origem a um processo de investigação, reinterpretação e criação artística enquadrados no âmbito do programada académico da licenciatura de escultura.

Num incentivo à produção artística contemporânea, na sua relação com o território e com o património esta exposição propõe ao visitante um circuito que o levará a Atravessar o território, e os referenciais de tempo e memória que integram a sua identidade.

Esta parceria teve inicio em 2004 e que este ano pela primeira vez envolve para além do departamento de escultura, o departamento de design, num esforço conjunto para uma nova leitura do território de Oeiras.