terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Crónica Saúde - Joana Franco



O que é, então, a Insónia e o que poderá provocá-la?
A insónia é uma queixa em que a pessoa dorme mal, tem dificuldade em adormecer, acorda durante a noite ou acorda mais cedo do que deseja.
A insónia pode ser provocada por hábitos de vida pouco saudáveis, por perturbações mentais, por doenças de outros órgãos e sistemas, ou ainda pelo uso de certas substâncias.

Será que os Estilos de Vida interferem com o Sono?
A insónia pode ser desencadeada ou mesmo perpetuada pelos seus comportamentos e padrão de sono. Estilos de vida pouco saudáveis podem por si mesmo provocar insónia, claro que sim. Iremos de seguida dar alguns exemplos:
Levar o seu trabalho para casa é uma situação que não permite que se descontraia e, por outro lado, vai desencadear mais ansiedade quando se aproxima a hora de dormir;
Dormir a sesta. Para algumas pessoas a sesta durante a tarde pode ser adequada. Para outros, mesmo as pequenas sestas podem dificultar o adormecer nocturno;
Dormir até mais tarde para compensar a perda do sono pode confundir o seu relógio biológico e dificultar o adormecer nocturno;
Se trabalha por turnos, os horários de trabalho com prestação de serviços em horários não tradicionais podem provocar confusão do seu relógio biológico, em particular quando os turnos são alternados.

Alguns casos de insónia iniciam-se com um episódio agudo, mas pode transformar-se num problema prolongado. Pensamentos como “nunca mais vou dormir” associam-se ao horário de adormecer e sempre que tenta adormecer reforça esse pensamento e reforça a incapacidade de adormecer. Nestes casos existem técnicas cognitivas - comportamentais e de higiene do sono - que podem ajudá-lo a regularizar o sono.

Será que as Doenças podem provocar Insónia?
Há muitas situações médicas que podem provocar insónia directamente. Noutros casos, os sintomas provocam desconforto, o que pode determinar dificuldades com o sono.

Existem vários exemplos de patologias que poderão interferir com o padrão de sono:
Alergias – rinites, tosse;
Problemas gastrointestinais – como o refluxo gastroesofágico;
Problemas endocrinológicos, como o hipertiroidismo;
Artrites, pela dor que origina;
Asma;
Condições neurológicas, como o Parkinsonismo;
Dor crónica;
Lombalgias;
Problemas Psiquiátricos como a depressão e ansiedade.

Os sintomas de depressão, tais como, falta de energia, falta de interesse ou motivação, sentimentos de tristeza ou desesperança e a insónia, podem estar associados e influenciarem- se mutuamente.
Os sintomas de ansiedade que podem provocar insónia: Tensão nervosa, pensamentos relacionados com acontecimentos passados, excessiva preocupação com acontecimentos futuros, sentir-se oprimido pelas responsabilidades, sentir-se acelerado, entre outros, também pode provocar insónia. 

A ansiedade pode provocar dificuldade em adormecer ou despertares durante a noite com grande dificuldade em voltar a adormecer. Quando estas situações se repetem de forma continuada provocam preocupação sobre o facto de não dormir, agravam a ansiedade e criam um ciclo vicioso de insónia permanente. A ansiedade pode estar associada com insónia inicial – dificuldade em adormecer – ou de manutenção – acordar durante a noite e ter grande dificuldade em voltar a adormecer. Noutros casos, a inactividade da noite traz pensamentos ansiogénicos ou mesmo medos que tendem a manter as pessoas acordadas.

A maior parte dos adultos já tiveram problemas com o sono, porque se sentem preocupados ou nervosos. Para alguns é um padrão que se repete, interferindo com o sono numa base regular.
Quando estas situações se repetem de forma continuada pode sentir-se mais ansioso, ou mesmo em pânico pelo pensamento de poder não conseguir dormir. Existem técnicos cognitivo-comportamentais que o podem ajudar. Algumas medidas saudáveis e práticas relacionadas com o seu estilo de vida podem melhorar a sua qualidade de sono. Mais à frente serão abordadas.

Será que a Medicação pode provocar Insónia? 
Existem alguns medicamentos que podem provocar insónia em determinados doentes: Medicamentos para alergias, Hipertensão arterial, doenças cardíacas, doenças da tiróide, pílula anticonceptiva, asma e depressão.

Existem, também, outras substâncias que podem provocar insónia:
Cafeína- O café estimula o cérebro e interfere com o sono. Tente beber café só de manhã e se tem problemas em dormir, não beba café após a hora do almoço. Também o chá, o chocolate e alguns refrigerantes com cafeína podem interferir com o sono.
Nicotina- A nicotina estimula o cérebro e provoca dificuldade em adormecer, produtos com nicotina são os cigarros ou charutos, cigarrilhas ou tabaco de enrolar.
Álcool - O álcool pode ajudá-lo a adormecer mas provoca pesadelos e pode provocar dores de cabeça no dia seguinte. Evite beber álcool 4 a 6 horas antes de dormir.

Muito obrigada por continuar desse lado.

Cuide de si e da sua Saúde. Sempre!

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.