quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Voando Sobre a Vida de Miguel Mota Carmo


«Nós, médicos, somos invencíveis. Formamos uma classe que se tem como superior e acima de tudo e, por vezes, de todos. Mas a realidade é bem diferente. A minha experiência “do outro lado” foi impressionante em termos de sofrimento, mas também de relações humanas. Uma viragem na perspetiva que tinha do mundo, das relações pessoais e profissionais. Um reacreditar de que existe algo superior que nos ajuda nos momentos de desespero. Uma abertura a terapêuticas não clássicas passando pelas mais sobrenaturais. Uma sedimentação forte das relações familiares e com alguns amigos.»

Voando Sobre a Vida, da autoria de Miguel Mota Carmo, é um impressionante e inspirador testemunho de um doente oncológico que também é médico. Estas são as confissões de um prestigiado professor cardiologista português, também professor universitário de medicina, que partilha sem rodeios a quebra da sua invencibilidade e dá por si estendido na realidade nua e crua que aflige diariamente milhares de portugueses. Como o Padre Vítor Melícias realça no prefácio, este é um livro único, com um toque íntimo e confessional. Uma obra de grande carga emotiva e dramática, porque o autor está efetivamente – e várias vezes – às portas da morte e consegue superar a doença da forma mais inesperada.

A sessão de lançamento de Voando Sobre a Vida está marcada para terça-feira, dia 11 de Fevereiro, na Sala de Âmbito Cultural (piso 6) do El Corte Inglés, em Lisboa, às 18h30. O Padre Vítor Melícias, prefaciador do livro, será o apresentador.

Excerto do Prefácio de Vítor Melícias
«Não é muito frequente um médico escrever sobre a sua própria doença. Muito menos vivendo-a por dentro, sofrendo-a intensamente passo a passo e, finalmente, vencendo-a em circunstâncias heroicas. É emocionante. Este subtítulo [O Impressionante e Inspirador Testemunho de um Médico e Doente Oncológico] não consegue, por si só, dizer nada do que a leitura vai despertando ao virar de cada página em vertiginosa sucessão de sentimentos, solidariedades e estímulos. 

Neste impressionante testemunho de vida vivida nas suas expressões mais violentas, o Doutor Mota Carmo, figura de relevo na galeria cimeira dos melhores cardiologistas, médico de raro prestígio e professor universitário das ciências da vida na saúde e na doença, ensina-nos, nessa cátedra e cartilha que é a experiência pessoal, a ressituar a hierarquia dos valores e o sentido mais profundo e positivo da própria vida. Este testemunho saído da mais genuína verdade interior acentua bem o lugar e importância do sobrenatural, divino ou paranormal, em todo este processo e em todas as vidas, interpretando-o como o único e mesmo Deus. Este livro é um autêntico e justíssimo hino de louvor ao Serviço Nacional de Saúde português e à competência e generosidade dos seus agentes. Só por esta atitude de justiça e reparação o livro já merecia ser escrito e lido. Bem haja quem o escreveu. Feliz quem o souber ler.» 

Sobre o Autor
Miguel Mota Carmo nasceu em Belas, Sintra, em 1956. Na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, licenciou-se em Medicina, em 1980, fez o mestrado em Medicina e Ciências da Educação, em 1987, e o doutoramento em Medicina, em 1993. Pelo meio, em 1990, especializou-se em Cardiologia, no Hospital de Santa Marta, no qual foi Assistente Hospitalar de Cardiologia. Foi regente da unidade curricular de Introdução à Prática Clínica na NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas. Como autor e coautor, publicou dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. É fundador e presidente da Associação Nacional de Cardiologia e ex-presidente da Federação Nacional de Prestadores de Saúde. Casado, tem uma filha, duas enteadas, seis netas e um neto. Adora cozinhar, estar com os amigos e viajar