segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

O Rei Recebe, de Eduardo Mendoza



Considerado uma obra-prima pelo El País, O Rei Recebe chega às livrarias em Janeiro, publicado pela Sextante Editora, e dá início à trilogia literária As Três Leis do Movimento.

No final dos anos sessenta, o jornalista Rufo Batalla cobre o casamento de um príncipe exilado com a sua prometida. Este é o ponto de partida para uma viagem que nos levará da Espanha franquista ao efervescente mundo cultural de Nova Iorque. Nesta  época marcada por profundas mudanças socioculturais, o protagonista acompanha as transformações à sua volta. Com o humor que é «território natural da ficção de Mendoza» (El País) e um estilo que cruza a crónica histórica e o romance, o autor apresenta-nos um elenco de personagens extravagantes e cenários variados, refletindo sobre as leis do movimento, essas forças que mudam o mundo.

SINOPSE
Há duas maneiras de contar uma história: como sucedeu e como a vivemos. Eduardo Mendoza regressa com um romance que nos faz sorrir e, sobretudo... relembrar. Barcelona, 1968. Rufo Batalla recebe o seu primeiro encargo como jornalista: cobrir o casamento de um príncipe exilado com uma dama da alta sociedade. Coincidências e mal-entendidos levam-no a travar amizade com o príncipe, que lhe encomenda, entre outras coisas, a escrita da sua história. O opressivo ambiente da Espanha franquista leva-o a viajar para Nova Iorque, onde virá a ser testemunha dos grandes fenómenos sociais e culturais dos anos setenta: os movimentos antirracista, gay e feminista, e as novas vanguardas artísticas.

PVP: € 17,70
Primeiras páginas disponíveis aqui.