segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Crónica Coaching - Nuno Reis


Compreender a distração

Dou as boas vindas a mais esta partilha. Hoje vamos abordar um tema pertinente e sempre presente no processo que origina o resultado e por isso a consequência. A carreira que escolheste traz consigo a pressão e a exigência de alcançares objectivos de forma a que construas a imagem de sucesso, notoriedade e prestígio que está associada a quem conseguir deixar a sua marca no que faz enquanto profissional e pessoa.

A distração é um dos elementos mais presente no processo pela razão de que és uma pessoa emocional e motivacional, sendo que a tudo o que vais precisar de fazer está envolto na necessidade de manteres o foco no que é importante de manter, de afastar e de libertar. Estes 3 pontos vão fazer parte da qualidade da estrutura com que vais desenvolver as etapas que compõem o pleno do que assumiste alcançar. Esta condição vai criar a necessidade de teres distrações para que possas balancear a exigência com momentos de relaxamento, diversão e de brincadeira. A implementação correcta desta estrutura de funcionamento tem o benefício de manter o equilíbrio entre o teu racional e irracional, consciente e inconsciente, por manter activos ambos os lados da tua mente, condição fundamental para que sejam mantidos os níveis elevados de criatividade e de intenção, assim como a eficácia em termos de decisão e de execução. A preparação para os momentos de decisão é muito importante para que alcances os objectivos pretendidos, dentro do tempo que estabeleceste como ideais para que desenvolvas a tua carreira.

A distração integrada traz consigo benefícios pelo impacto positivo que transmitem à mente, às emoções e à motivação, contribuindo para que sintas confiança e à vontade. A capacidade de imunizares a mente a influências negativas e desvalorizadoras, é um factor fundamental para que continues a acreditar no teu valor e no projecto de vida que iniciaste quando tiveste a visão de seres quem queres ser no futuro. Sendo o processo dinâmico, sistemático e contínuo, a dureza do caminho deve ser sempre intercalada com momentos para apreciar a viagem, para que a mente aceite o sacrifício e abrace em pleno a visão do que está a acontecer. Esta transição de momentos significa a vivência de experiências que apesar de sempre enriquecedoras, vão ser sentidos através do rácio negativo/positivo, o que significa (mais uma vez a pressão) que vão ser impactadas mediante o nível de dor sentida. Este factor valida a importância de teres preparados momentos de descontração que criem na tua mente e no teu coração a descontração e descompressão tão necessárias para que mantenhas o foco e a clarividência no que precisas de criar e de ser, de forma a que o fluxo seja mantido dentro do critério de qualidade necessário para que suplantes as tuas limitações e aceites que tudo o que existe é uma oportunidade de melhoria, de desenvolvimento e de entrares no próximo nível da tua “subida da montanha”.

A distração destrutiva é quando existe como procura de protecção e de necessidade de validar comportamentos de procrastinação e de desvalorização, sendo que neste padrão a mente é consumida e é orientada para que aceite que o estado depressivo e medíocre é a base da identidade e da personalidade. Ao entrar neste padrão a realidade fica reduzida e comprimida, envolta em dúvida, incerteza e insegurança, fazendo com que a mente adopte a distração como forma de auto-defesa e desculpa para manter a desvalorização como forma base de tudo o que acontece na vida. A saída deste padrão, é um dos maiores desafios, porque a mente ganha raízes fundas de dependência e cria muralhas de forma a que a crença continue como o centro de tudo o que é visto como prioritário e fundamental para a manutenção da sobrevivência. Aqui estamos a abordar o impacto e o funcionamento dos padrões mentais, sendo que ao mesmo tempo que é o factor de bloqueio, também é o primeiro passo para que aconteça a libertação total deste funcionamento mental e por isso, o desafio que traz o dilema: “Será que vou conseguir?”.

Como podes ver a distração é algo necessário e que deve fazer parte da tua agenda diária, semanal, mensal e anual, com  estabelecimento de momentos que permitam de descontraias a mente, o corpo e o mais importante, o coração. Ao conseguires o estabelecimento da estrutura que te permita funcionar em pleno na acção e na inactividade, é sinal de que vais estar a alimentar de forma adequada a tua energia e com isso, aumentares a probabilidade de conseguir mesmo alcançar os teus objectivos. É importante saber que a pressão vai traduzir-se na agenda diária como muitos compromissos e por isso, ser tão importante criar uma estrutura saudável, positiva, enriquecedora, tanto para o que a carreira precisa como para o corpo, a alma e o coração exigem para que a mente continue a funcionar em eficácia e em produtividade. Está tudo ao teu alcance desde que cuides de ti e valorizes o que é mais importante para que consigas o sucesso: o teu coração.

Coach Nuno Reis   
Coaching Transformacional e Gestor de Carreira

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.
Vais ter o meu compromisso, dedicação e proximidade, em todos os momentos do processo, factor que faz parte de quem sou e do modo de como trabalho, por ter a consciência da importância de sentires confiança. segurança e motivação e sentires que és respeitado(a) como pessoa.

nr@coachnunoreis.com
https://coachnuno.wixsite.com/sucesso