terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Sobre o Politicamente Correcto


Uma análise lúcida e oportuna sobre um tema fracturante: o Politicamente Correcto. Manuel Monteiro, autor do aclamado Por Amor à Língua, vira a sua atenção para um tema que muita tinta tem feito correr nos media e nas redes sociais: o Politicamente Correcto e a linguagem a ele associada.

O cuidado e o respeito na forma como nos dirigimos ao outro e descrevemos o que nos rodeia são considerados, pela maioria, formas básicas de educação essenciais à boa convivência. A língua evolui com os tempos e ajusta-se a novas realidades, diferentes formas de olhar o mundo, algo natural no processo de transformação civilizacional e social. Mas deverá este processo ser forçado? Serão todas as suas propostas positivas e igualmente defensáveis?

Estará o Politicamente Correcto a impor uma visão do mundo, em vez de nela participar? Será possível — ou desejável — mudar mentalidades por decreto?

Argumentos de ambos os lados são pesados com a ponderação e o humor característicos do autor acerca de um assunto mais  complexo do que aparenta e que mexe com o mais profundo da identidade de cada um: o modo como nos expressamos.

Sobre o Autor

Manuel Monteiro é autor, revisor linguístico e formador profissional de Revisão de Textos. Tem obra publicada na área da literatura e da não-ficção. Autor dos livros: Dicionário de Erros Frequentes da Língua e Por amor à língua. Foi um dos vencedores da edição Novos talentos Fnac Literatura 2012, bem como do concurso literário do SOS Racismo, em 1999.

Em Sobre o Politicamente Correcto, após um aturado trabalho de pesquisa, debruça-se sobre a vertente linguística (e não só) de um dos temas que mais têm apaixonado a opinião pública nos últimos anos:  o Politicamente Correcto.