terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Crónica Saúde - Joana Franco



Espero que esta semana todos se encontrem bem e que tenham tido sonos tranquilos.
Vamos perceber ao pormenor o que são as fases do sono e o que siginifica cada estadio.

O primeiro é o “Adormecer”:
Estadio NREM fase 1 - Durante as fases iniciais do sono já não estamos despertos. Pensar e falar torna-se difícil mas, somos facilmente acordados.
O cérebro produz ondas pequenas e rápidas, que são conhecidas como ondas beta. Consoante o cérebro começa a estar mais relaxado e lentificado passam a ser produzidas ondas mais lentas conhecidas como ondas alfa. Este período do sono tem uma curta duração entre 5 e 10 minutos. Se acordarmos alguém que se encontra neste estadio de sono poderemos ouvi-lo dizer que não estava realmente a dormir.

O segundo estadio “Entrar em Sono Mais Profundo”:
Estadio NREM fase 2 - Durante a fase 2 ficamos menos cientes do meio que nos envolve; a temperatura do corpo diminui; a respiração e os batimentos cardíacos tornam-se mais regulares.
Este estadio do sono tem uma duração de cerca de 20 minutos que se vai repetindo durante a noite. O cérebro começa a produzir rajadas de ondas cerebrais rápidas e rítmicas (ondas teta) conhecidas pelo nome de fusos do sono. A temperatura do corpo começa a diminuir e os batimentos cardíacos tornam-se mais lentos. Os investigadores calculam que estamos cerca de metade do tempo total neste estadio.

O terceiro estadio “Sono Profundo”:
Estadio NREM fase 3 - Nesta fase do sono os músculos descontraem a tensão arterial baixa, a frequência respiratória baixa e ocorre um sono mais profundo, surgem as ondas cerebrais profundas, lentas, conhecidas como ondas delta.
Estamos com menor capacidade de resposta. Os ruídos e movimento do meio dificilmente nos acordam. É também um estadio de transição entre o sono mais leve e um sono muito profundo. É o sono considerado reparador, que ocorre nas horas pré madrugada.

O quarto estadio “Sono REM”:
Sono REM – estadio 4 - Durante o sono REM o cérebro e outros sistemas tornam-se mais activos mas o corpo fica muito descontraído (os músculos ficam muito descontraídos) e imobilizado; surgem os sonhos e os olhos movem-se com rapidez.
 A maior parte dos sonhos surgem durante o estadio 4 do sono que é conhecido como sono REM (sono com movimentos rápidos dos olhos). Este estadio é caracterizado por movimentos dos olhos, aumento da frequência respiratória e aumento da actividade cerebral. Investigadores estimam que as pessoas passam cerca de 20% do tempo total de sono neste estadio.

O sono não progride através destes estadios de forma sequencial. O sono começa no estadio 1 e progride para estadios 2 e 3. Após o estadio 3, repete-se o estadio 2 antes de se entrar no sono REM. Durante o tempo de sono os ciclos repetem-se 4 ou 5 vezes.

Em média, entramos no estadio REM cerca de 90 minutos após adormecer. O primeiro ciclo de sono REM pode durar apenas um curto período de tempo, mas cada ciclo torna-se mais longo. O sono REM pode durar pelo menos uma hora conforme o sono evolui.

A má qualidade de sono, se o sono não for reparador e tranquilo, tem consequências no funcionamento normal cerebral e físico, afectando a memória, o raciocínio, a articulação das palavras, a resistência física e o cansaço.

Se a insónia se mantiver durante muito tempo pode desencadear doenças conhecidas como ansiedade e depressão.

Conheceremos para a semana o que é, ao certo, a Insónia.

Muito obrigada por continuar desse lado.

Cuide de si e da sua Saúde. Sempre!

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.