sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Rock in Rio nomeado para “Melhor Festival do Mundo” nos NME Awards


O Rock in Rio foi nomeado para o prémio de “Melhor Festival do Mundo” nos NME Awards, um dos prémios mais antigos e relevantes da indústria da música, atribuído pela revista britânica New Musical Express. Além do Rock in Rio, estão nomeados nesta categoria outros festivais internacionais de grande dimensão como Coachella (Estados Unidos da América); Fuji Rock (Japão); Glastonbury (Reino Unido); Mad Cool (Espanha); Sziget (Hungria); entre outros.

Aquando da última edição do festival, que se realizou no Rio de Janeiro em Setembro de 2019, a NME escrevia que “quando se fala de mega espetáculos internacionais, existem poucos nomes maiores que o Rock in Rio”. Mais recentemente, a publicação britânica referiu num outro artigo que "resumindo o Rock in Rio em uma palavra, teria que ser esta: grande. Ou talvez até esta: GRANDE.”
O festival, que comemora este ano o seu 35.º aniversário, nasceu no Brasil em 1985 somando, já, 20 edições, 119 dias e mais de 2.000 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 10.2 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock em Portugal, no Brasil, em Espanha e nos Estados Unidos.
Além da categoria “Melhor Festival do Mundo”, serão também atribuídos outros prémios, na cerimónia que se realiza a 12 de Fevereiro, nomeadamente o galardão de melhor álbum e melhor canção do mundo. Para este último, está nomeada “Circles”, faixa do último álbum de Post Malone, um dos nomes confirmados para o Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, no dia 28 de Junho.

Os prémios da New Musical Express realizam-se desde 1953 e, este ano, constituem um “evento especial por várias razões, marcando o final de uma década brilhante para a música e o começo de uma nova cheia de possibilidades”. Assim, vão ser também distinguidos o álbum e canção da década. Recorde-se que a última edição dos NME Awards aconteceu em 2018, altura em que o galardão Godlike Genius – um dos mais importantes da cerimónia – foi atribuído a Liam Gallagher, a propósito do lançamento do seu primeiro álbum a solo. O artista vai marcar presença no Parque da Bela Vista no dia 21 de Junho.

O Rock in Rio Lisboa decorre nos dias 20, 21, 27 e 28 de Junho no Parque da Bela Vista e a pré-venda no site oficial do evento já começou, com a possibilidade de doar gratuitamente outro bilhete a uma instituição de solidariedade social até dia 5 de Fevereiro. O bilhete diário tem o custo de 69€ e o passe de fim de semana 112€, não havendo qualquer custo adicional ao comprar através do site, sendo o bilhete entregue em formato digital. Estão também à venda vouchers diários em todas as lojas Fnac.Além da banda sonora de luxo, que conta já com os artistas Camila Cabello e The Black Eyed Peas (dia 20), Liam Gallagher, Foo Fighters e The National (dia 21) e Post Malone (dia 28), a Cidade do Rock apresenta ainda 14 espaços de atrações, oferecendo experiências inesquecíveis - desde os já conhecidos Palco Mundo, Galp Music Valley, Super Bock Digital Stage, Worten Game Ring, Yorn Street Dance, Somersby Pool Parties, 7Up Slide e Chef’s Garden, aos novos ESC Online Sports Bar, Montanha-russa com realidade virtual, Game District, Rock Street Ásia, Rock in Rio Kids e uma roda gigante inovadora.