sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Sete Casas Vazias, de Samanta Schweblin



A casa é o lugar da intimidade. As suas divisões, onde comemos, dormimos, discutimos, amamos, fazem parte do nosso passado, escondem segredos, desejos, traições. Por isso nos inquietamos sempre que alguém entra nesse espaço, sentimo-nos observados e julgados, como se algo que devia permanecer oculto fosse finalmente revelado ao mundo.
Em Sete Casas Vazias, Samanta Schweblin não se refreia de colocar o dedo nessa ferida, negando ao leitor qualquer espécie de alívio. Sete retratos, satíricos, irónicos, violentos, de cruel intimidade, onde a perda, a solidão, a doença, o egoísmo e as nossas faltas tornam-se, elas próprias, o espaço em que habitamos.
Obras anteriores na Elsinore: Distância de Segurança (2017); Pássaros na Boca (2018); Kentukis (2019).
Samanta Schweblin nasceu em Buenos Aires, em 1978, e estudou Cinema e Televisão. Os seus livros de contos Sete Casas Vazias e Pássaros na Boca ganharam, entre outros, os prémios internacionais Casa de las Américas, Juan Rulfo e Narrativa Breve Ribera del Duero. Distância de Segurança, o seu primeiro romance, foi finalista do Prémio Internacional Man Booker. Considerada uma das melhores escritoras de língua espanhola das últimas décadas, a sua obra está traduzida em mais de 25 línguas.

Livro vencedor do IV Premio Internacional de Narrativa Breve Ribera del Duero.

Editora: Elsinore