sábado, 18 de janeiro de 2020

Receitas da Semana


Receitas da Semana



Lombo de Porco com Mel e Damascos

Ingredientes

4 colheres de sopa de azeite 
1 cebola picada
2 Kg lombo
Salsa picada
Tomilho
50g pão ralado
140g de damascos secos picados
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de mel

Preparação

Aqueça 1 colher de sopa de óleo numa frigideira pequena.Adicione a cebola e cozinhe por 10 minutos até alourar. Separe cerca de 100g da carne de porco.
Misture as 100g de carne de porco (separada) e coloque numa tigela com a salsa, pão ralado, damasco, cebola e 2 colheres de sopa de óleo e restantes temperos. Usando uma faca afiada marcar o lombo em intervalos de 1 cm e esfregar o sal por toda parte.  Em seguida, verta o mel sobre a carne. Abra o lombo e coloque o recheio dentro, junte a duas extremidades e amarre a carne. Coloque a carne sobre uma grelha num tabuleiro de ir ao forno. Aqueça o forno a 220°C.  Esfregue o porco com o restante do óleo e um pouco mais de sal. Asse durante 30 minutos.



Toucinho do Céu

Ingredientes

175 g de açúcar
100 g de amêndoa pelada e moída
2 ovos
3 gemas
1/2 colher de café de canela
Raspa de 1/2 limão
2 colheres de sopa de doce de gila

Preparação

Misturar os ovos e as gemas com o açúcar e levar a lume brando, acrescentando a farinha de amêndoas, a raspa de limão, a canela e o doce de gila. Aquecer durante uns minutos, mexendo sempre. Deitar numa forma pequena e baixa, untada e polvilhada de farinha. Levar a cozer em forno previamente aquecido a 180º, até ficar dourado. Pode polvilhar com açúcar em pó e partir em porções individuais. Esta receita serve quatro pessoas com generosidade.