quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Estreias de cinema de 16 de Janeiro de 2020


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



As Aventuras do Dr. Dolittle

O famoso médico e naturalista inglês John Dolittle foi, em tempos, muito requisitado por todos os que padeciam de doenças e enfermidades. Contudo, desde a trágica morte da mulher, há sete anos, que se transformou num eremita, evitando ao máximo o contacto humano. Em contrapartida, rodeou-se de várias espécie de animais, que consegue compreender melhor do que ninguém, já que conhece a sua linguagem secreta. Mas quando é contactado pela jovem Rainha Vitória, que se encontra gravemente doente, vê-se na obrigação de deixar a reclusão e de a ajudar. É assim que, na companhia dos seus amigos não-humanos, Dolittle empreende uma grande viagem até uma ilha misteriosa, onde espera encontrar a cura da rainha. No processo, vai reencontrar a sua humanidade perdida e recuperar o gosto pela vida.
Um filme de aventura para toda a família realizado por Stephen Gaghan ("Regressão", "Syriana"), segundo um argumento seu e de Thomas Shepherd, que adapta a famosa personagem criada, em 1920, pelo britânico Hugh Lofting, que se tornou famosa depois da histriónica interpretação de Eddie Murphy, no filme de Betty Thomas. Com Robert Downey Jr. a encabeçar o elenco, este filme conta também com a participação de Jessie Buckley, Jim Broadbent, Antonio Banderas e Michael Sheen. A dar voz às personagens animadas estão Emma Thompson, Rami Malek, John Cena, Kumail Nanjiani, Octavia Spencer, Tom Holland, Craig Robinson, Ralph Fiennes, Selena Gomez e Marion Cotillard.



Bad Boys Para Sempre

Em "Bad Boys para Sempre", Will Smith e Martin Lawrence estão de regresso às ruas de Miami, a dar corpo aos detectives Mike Lowrey e Marcus Burnett, do Departamento de Narcóticos. Agora, ao mesmo tempo que lidam com problemas a nível pessoal – que incluem mudanças de carreira, envelhecimento e crises de meia-idade –, vão ter de enfrentar Armando Armas, o líder do mais perigoso cartel de drogas a actuar em todo o estado da Flórida. 
Realizado por Adil El Arbi e Bilall Fallah (a dupla responsável por "Black - Amor em Tempos de Ódio" e "Patser"), uma comédia de acção e aventura que fecha a trilogia "Bad Boys", iniciada por Michael Bay em 1995. 



Alva

Henrique é um homem simples que vive sozinho na sua pequena quinta. O leite das ovelhas que cria permite-lhe ir subsistindo, mas nada parece interessá-lo, a não ser o destino das filhas ausentes. Um dia, pega numa caçadeira e dirige-se a uma vila próxima, onde comete um crime. Depois disso, embrenha-se na floresta, em fuga. 
Primeira longa-metragem de Ico Costa (autor de "Nyo Vweta Nafta", vencedora do prémio de melhor curta-metragem no Festival Internacional do Documentário Cinéma du Réel, em Paris), "Alva" é um drama inspirado em dois crimes reais acontecidos em Portugal, em 2015. Rodado em película Kodak 16 mm, entre as localidades de Oliveira do Hospital, Arganil e Lousã, conta com a colaboração de actores não profissionais.