quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Estreias de cinema de 30 de Janeiro de 2020


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Calafrio

Kate é contratada como preceptora de Flora e Miles, duas crianças órfãs que vivem com o tio, um abastado proprietário de uma mansão situada numa zona rural do Maine (EUA). Com o passar do tempo, e apesar de todo o seu empenho em criar laços, Kate sente que algo de estranho se passa com elas... Até perceber que a casa é assombrada pelas almas de dois amantes que ali morreram.
Com Steven Spielberg como produtor executivo, um filme de terror realizado por Floria Sigismondi ("As Runaways"), segundo um argumento dos irmãos Carey e Chad Hayes – ambos responsáveis pelos roteiros de "The Conjuring - A Evocação" (2013), "The Conjuring 2 - A Evocação" (2016) e "The Crucifixion" (2017). A história de "Calafrio" baseia-se na célebre novela gótica "The Turn of the Screw", escrita por Henry James em 1898. Mackenzie Davis, Finn Wolfhard, Brooklynn Prince e Joely Richardson assumem os papéis principais. 



Mulherzinhas

As "Mulherzinhas" desta história são a intempestiva Jo, a conservadora Meg, a frágil Beth e a romântica Amy, que Marmee, a mãe, fica com a responsabilidade de educar quando o marido parte para combater na Guerra Civil Americana. A apoiá-la na educação das filhas, Marmee tem a seu lado a tia March. As duas vão acompanhando a passagem de cada uma delas para a vida adulta, fazendo com que entendam o verdadeiro significado de amor, virtude e emancipação, numa das épocas mais complexas da história dos EUA. 
O romance intemporal de Louisa May Alcott que, desde a sua publicação em 1868, conquistou várias gerações de leitores, é novamente adaptado ao grande ecrã, desta vez pelas mãos da actriz e realizadora Greta Gerwig ("Lady Bird"). O elenco é de luxo e conta com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet, Tracy Letts, Bob Odenkirk, James Norton, Louis Garrel, Chris Cooper e Meryl Streep. "Mulherzinhas" recebeu seis nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Actriz (Ronan), Melhor Actriz Secundária (Pugh) e Melhor Argumento Adaptado.



Festa de Família

A família de Andréa (Catherine Deneuve) reúne-se na casa de campo para festejar o 70.º aniversário dela. O ambiente, até ali tranquilo, altera-se com a chegada de uma visita inesperada: Claire, a filha mais velha de Andréa, que há mais de três anos não dava notícias. Este regresso, que poderia ser mais uma razão para celebrar, vai avivar ressentimentos antigos e criar conflitos entre todos. 
Uma comédia dramática realizada e escrita por Cédric Kahn ("O Tédio", "Arrependimentos", "Uma Vida Melhor", "Não Deixeis Cair em Tentação"). Para além de Deneuve como protagonista, conta com as actuações de Emmanuelle Bercot, Vincent Macaigne, Luàna Bajrami, Laetitia Colombani e o próprio realizador.