terça-feira, 21 de dezembro de 2021

2021, Ano de Sara Correia

Num ano de consolidação de Sara Correia como a mais aclamada fadista da nova geração nacional, a artista acumulou feitos notáveis. Dentre eles, destaque para a nomeação para o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Raízes Portuguesas para “Do Coração”. De notar que este é apenas o segundo álbum de Sara Correia. Este mesmo longo duração já tinha vencido o Prémio Play para o Melhor Álbum de Fado, também em 2021.

Além da música, Sara estreou-se com um cameo na primeira série portuguesa para a plataforma de streaming Netflix, “Glória”. Participação esta que remete para o encontro histórico entre a maior diva do Fado, Amália Rodrigues, e o saxofonista americano, Don Byas. Sara participou igualmente no Lisboa Criola, numa parceria artística com o artista plástico, Tony Cassanelli.

Nas atuações e, apesar da pandemia que cancelou muitos espetáculos, Sara Correia atuou em 32 concertos ao longo do ano, em Portugal e mais além. Dentre estas muitas atuações, destaque para a apresentação em nome próprio no Tivoli BBVA em Lisboa, para a atuação na cerimónia de inauguração da Presidência Portuguesa da Comissão Europeia e na cerimónia de abertura da assembleia da NATO em Lisboa. Recebeu uma ovação em pé e a rendição da crítica e pares na atuação no festival Santa Casa Alfama e terminou o ano numa tournée que a levou de Marrocos a quatro capitais da América Latina, estreando-se no Panamá, Colômbia, Chile, Argentina, para fechar o ano com uma atuação no Le Trianon em Paris.