quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Sugestões de Livros Natal 2021


A caminho do Natal e da compra dos presentes para a família e os amigos o "Cultura e Não Só", em parceria com algumas editoras de livros e com o canal de Youtube de António Murteira da Silva, apresenta uma seleção eclética de livros para que o possamos ajudar na escolha daquele presente de ultima hora. Leia abaixo as sinopses e veja no final do post o vídeo com a apresentação dos diversos títulos.

V2 - Editorial Presença

A vitória está próxima. A vingança está ainda mais. O sonho de Rudi Graf era mandar um foguetão para a Lua. Mas o que acabou por fazer foi outra coisa: criou a arma mais sofisticada do mundo, o míssil balístico V2, capaz de disparar uma ogiva de uma tonelada que viaja a três vezes a velocidade do som. Numa tentativa desesperada para evitar a derrota no inverno de 1944, Hitler ordena o fabrico de dez mil V2. Graf é quem terá de disparar estas armas letais na direção de Londres. Kay Caton-Walsh é uma oficial da Women's Auxiliary Air Force e está na unidade que luta em prol da libertação da Bélgica. Munida de pouco mais do que uma régua de cálculo e algumas equações, Kay e os colegas vão tentar localizar e destruir a base de lançamento dos V2. Enquanto o número de mortos aumenta, Graf e Kay travam uma guerra invisível, nas sombras - até que uma última e brutal explosão de violência faz os seus destinos colidirem...

A Sabedoria Eterna dos Mestres Divinos - Pergaminho

Os Mestres Divinos são almas iluminadas que já tendo caminhado nesta terra (ou em outros planetas), continuam a oferecer a sua inteligência emocional e os seus ensinamentos espirituais ao mundo. Talvez já conheça alguns - Jesus, Buda, Maria Madalena - mas sabia que há muitos mais, e que o podem ajudar no seu caminho espiritual? Neste livro, vai descobrir uma breve história dos Mestres Divinos e da sua ascensão e aprender a evocar a sua proteção espiritual para remover bloqueios e criar fortes ligações espirituais. Através de vários exercícios e dicas (como as visualizações da Geometria Sagrada, as afirmações e as meditações), este livro permite-lhe elevar a sua consciência e viver em ligação espiritual com uma sabedoria intemporal.

Ahnenerbe: Os cientistas de Hitler - Ed. Bertrand

A Ahnenerbe, ou Sociedade para a Investigação e Ensino da Herança Ancestral Alemã, foi um departamento das SS criado por Himmler (e disputado por Goebbels) com três objetivos: pesquisar o alcance territorial do espírito da «raça germânica», investigar e recuperar as tradições alemãs e difundir a cultura tradicional alemã entre a povoação. Na verdade, sob a capa da Antropologia, da Arqueologia e da Medicina, escondia-se uma ferramenta de propagação da política racial do Terceiro Reich, que combinava ocultismo, pseudociência e ideologia e procurava reunir evidências (ou falsificá-las) que fundamentassem a ideologia nacional-socialista e justificassem as Leis de Nuremberga.

Neste livro, Eric Frattini explica o que foi a Ahnenerbe, por que foi fundada e como foi possível o patrocínio científico de um misticismo conspiratório, paranoico e racista no qual participaram mentes tão torpes quanto inteligentes.

A Equação Divina - Ed. Bertrand

Esta é a história emocionante da grande busca da ciência, o Santo Gral da física que explicaria a criação do universo, pela mão do conceituado físico teórico e autor Michio Kaku.
Quando Newton descobriu a lei da gravidade, unificou pela primeira vez as leis que governam a terra e os céus. Desde então, a física tem vindo a descrever novas forças, em teorias cada vez mais abrangentes, mas o grande desafio - um empreendimento monumental - é atingir a síntese das duas teorias restantes, a teoria da relatividade e a teoria quântica, na chamada teoria de tudo. Einstein disse que consegui-lo seria como «ler a mente de Deus», inspirando o termo «equação divina». Michio Kaku dedicou-lhe toda a sua carreira.

Atingir esta síntese, uma fusão de todas as forças da natureza numa equação única e elegante, capaz de desvendar todos os mistérios do cosmos, seria uma estrondosa vitória da ciência. Poderíamos, por fim, responder às grandes questões: O que aconteceu antes do Big Bang? O que há do outro lado de um buraco negro? Existem outros universos e outras dimensões? É possível viajar no tempo? Porque é que existimos?
Em A Equação Divina, Kaku explica as origens desta demanda e a polémica que gerou e ainda gera, empurrando cientistas nobelizados para trincheiras opostas. Trata-se de uma história cativante e envolvente - e o que está em jogo é nada mais, nada menos do que a nossa conceção de universo.

Escrito com a clareza e o entusiasmo característicos de Michio Kaku, este é o épico da procura pela equação divina.

Breve Historia da Massa Italiana - Ed. Bertrand

Já deu por si à mesa com aquele colega que se queixa de não conseguir encontrar uma carbonara que não leve natas? Ou ouviu o lamento sofrido de um amigo recém-chegado de Bolonha, indignado por ver um ragu servido com esparguete em vez de tagliatelle? Estas são as dores - sérias e apaixonantes - dos verdadeiros apreciadores da culinária italiana. E são também as questões que o presente livro investiga, com rigor histórico e uma dose generosa de humor e verve literária.

Ora vamos lá saber definitivamente: A carbonara leva natas? Destrói-se uma amatriciana se se juntar cebola ao refogado? A lasanha é comida de camponeses ou um prato luxuoso? Qual a melhor receita para um pesto genovese do qual os seus sogros nunca se vão esquecer? A pasta foi mesmo trazida da China por Marco Polo? E há quanto tempo é que é sinónimo de comida italiana? Prepare-se, porque algumas das respostas serão surpreendentes!

Este é um livro cativante, de viagens à volta da mesa e do mundo, para aficionados de gastronomia e de cultura italiana.

Uma História de fazer crescer água na boca.