quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

José Valente e Orquestra Filarmónica Gafanhense lançam "TRÈGUA"

“Trégua” é a primeira obra criada para viola d’arco e orquestra de sopros, da autoria do premiado compositor e violetista José Valente. Um encontro imprevisível entre o músico e a Orquestra Filarmónica Gafanhense, dirigida pelo prestigiado saxofonista e maestro Henrique Portovedo, que resulta num momento inédito na história da música portuguesa.

Uma proposta criativa singular, tanto para a viola d’arco, enquanto instrumento solista, como para a realidade filarmónica que parte numa viagem disruptiva que vai além dos limites da música erudita.

O projecto cultural 23 Milhas acolheu, em residência artística, a concepção e a gravação deste registo original, de 7 actos, que reflecte a persistência de José Valente em percorrer um trilho desassossegado, mapeado pela constante descoberta de novas possibilidades musicais para o seu instrumento.

Este ineditismo histórico entre a viola d’arco e as bandas filarmónicas surgiu de uma questão levantada pelo violetista: “Como é que eu crio uma circunstância que pode aproximar naturezas distintas e que, através dessa aproximação, inventa quase como uma nova linguagem e, a partir daí, estabelece uma comunicação?”.

A colaboração que em “Trégua” reúne as duas realidades é também, como aponta José Valente, “uma iniciativa verdadeiramente política”. Há um músico que vem de um lugar, lugar esse que é completamente diferente do berço cultural de uma banda filarmónica, "parecem universos opostos". “Então, como é que eu contribuo para a comunidade de forma política? Eu aproximo os mundos.”

“Trégua”, obra conceptual em que se identifica uma multiplicidade de referências filosóficas, literárias e musicais, é uma junção de contextos distintos e distantes que promove, inevitavelmente, a busca por uma nova posição estética e consequentemente pela criação de um novo conhecimento artístico cultural.

Escapando ao óbvio ou ao estereótipo (“E sim, ouvimo-lo a improvisar sobre, e dentro, (d)o que deixou escrito nas partituras, ignorando compartimentações que ainda estão muito vivas no entendimento musical dominante”, como explica Rui Eduardo Paes, no texto que acompanha este trabalho), o compositor encerra agora uma trilogia iniciada com os discos “Os Pássaros Estão Estragados” e “Serpente Infinita”.

À semelhança do romance de Primo Levi, “La Tregua”, sobre a sua viagem de regresso a Itália após a libertação de Auschwitz, no fim da Segunda Guerra Mundial, o novo álbum de José Valente é também um apontamento sobre camaradagem, lealdade e alegria. Sentimentos que caracterizaram a concretização desta obra, num positivo ambiente de proximidade entre todos os intervenientes, num cenário pedagógico e disponível para com a comunidade que incorpora a Orquestra Filarmónica Gafanhense.

“Trégua” é um reflexo deste convívio e deste processo criativo profundamente genuíno, entre diferentes ângulos que se harmonizaram através da música. Tem o apoio institucional da República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direcção- Geral das Artes, Fundação GDA, 23 Milhas, Orquestra Filarmónica Gafanhense e Associação Interferência.