A caminho do Natal e da compra dos presentes para a família e os amigos o "Cultura e Não Só", em parceria com algumas editoras de livros e com o canal de Youtube de António Murteira da Silva, apresenta uma seleção eclética de livros para que o possamos ajudar na escolha daquele presente de ultima hora. Leia abaixo as sinopses e veja no final do post o vídeo com a apresentação dos diversos títulos.
A Peppa vai ao parque dos dinossauros - Ed. Bertrand
Para comemorar o aniversário do Raposo Renato, as crianças vão fazer um passeio. Onde será a festa? É no Parque de Dinossauros! Queres vir? O Avô Coelho ajuda os amigos da Porquinha Peppa a seguir as pegadas dos dinossauros. O que vão descobrir? Ah, é uma surpresa fantástica!
Um história muito divertida, com a Porquinha Peppa e todos os seus amigos. Vai ser um dia inesquecível!
Outra Historia, Outras Estórias - Ed. Bertrand
É um truísmo muitas vezes repetido que quem não conhece a sua História está condenado a repeti-la, e neste livro também se encontram casos exemplares dessa lição, mas é também verdade que a História está repleta de casos interessantes e ignorados. Este é um livro de descobertas - cultas, lúdicas, sérias, surpreendentes; nele os nexos entre o passado e o presente nunca estão muito longe da superfície.
Nesta coleção de histórias da História, vai encontrar aspetos desconhecidos de episódios famosos, bem como relatos de factos históricos que poucos conhecem e que são um prazer ler e partilhar.
Vida, a grande historia - Temas e Debates (Circulo de Leitores)
Há cerca de 4 mil milhões de anos a vida apareceu na Terra.
Qual é a história da sua evolução? Seria inevitável a vida? E a espécie humana? Teria existido outro ser inteligente, se os humanos não tivessem surgido? Que padrões utiliza o mecanismo evolutivo? A evolução avançará como uma seta, para diante? A partir de perguntas como estas, e das diversas respostas científicas que lhes têm sido dadas ao longo dos anos, o autor traça uma verdadeira história da vida que culmina na mais antiga interrogação sobre o significado da humanidade: porque estamos aqui?
A grandiosa viagem da vida, desde o seu aparecimento na Terra até hoje, contada por um dos seus maiores conhecedores.
O Mais belo fim do Mundo - Quetzal Editores
Entre 2018 e 2021, o que mudou na nossa vida, o que transformou — para o melhor e para o pior — o nosso mundo? Neste livro, José Eduardo Agualusa reúne contos, crónicas e apontamentos diarísticos escritos (e publicados na imprensa brasileira e portuguesa) durante esse período. São textos que refletem os tempos estranhos, convulsos e um tanto misteriosos que temos vivido, ao mesmo tempo que procuram lançar alguma luz sobre os dias que ainda não chegaram. Caminhando entre a ficção e o ensaio, sem grande preocupação de respeitar fronteiras (pelo contrário, explorando a terra de ninguém que fica entre as fronteiras), O Mais Belo Fim do Mundo divide-se entre crónicas, contos e textos onde se fica nesse limite entre a atualidade e o futuro, entre o passado e os tempos em que refletimos sobre ele.
Assim, há a memória de livros que despertam uma recordação, viagens interestelares, pastores no deserto, árvores, filmes e música, vidas de escritores, a memória da covid, cidades que não se esquecem, generais que não gostam de guerra, gatos, a presença de pessoas cuja vida dava para um romance, viagens que já são impossíveis, hipopótamos no mar, medos que esvoaçam como fantasmas. Uma ideia sobre como, apesar das tragédias, o mundo não termina.