quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Estreias de cinema de 16 de Dezembro de 2021


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Clifford - O Cão Vermelho

Quando, numa feira, Emily entra numa tenda de animais para adoptar, conhece o peculiar Sr. Bridwell, que lhe oferece um adorável cachorrinho vermelho e lhe explica que o animal crescerá na medida do amor do seu dono. Extasiada, a menina dá-lhe o nome de Clifford e leva-o para casa. Qual não é o seu espanto quando, no dia seguinte, o vê transformado num enorme cão de três metros. A viver num prédio onde os animais são proibidos, e com a mãe ausente em trabalho, Emily e o seu tio Casey vão-se ver em grandes sarilhos para passar (mais ou menos) despercebidos nas ruas da cidade de Nova Iorque, onde esperam encontrar alguém que os ajude a resolver o problema.
Realizado por Walt Becker, (“Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura”, “Porcos & Selvagens” e “Van Wilder - Sempre a Abrir”), segundo um argumento de Jay Scherick, David Ronn e Blaise Hemingway, uma comédia familiar que, misturando “live-action” com animação, parte dos livros infantis escritos por Norman Bridwell. O filme conta com as actuações de Darby Camp, Jack Whitehall, John Cleese, Sienna Guillory, Tony Hale e David Alan Grier. Já a versão portuguesa é dobrada por Flor Costa, Pedro Fernandes, Salvador Pires, Bárbara Lourenço e Carlos Vieira de Almeida. 


Homem-Aranha: Sem Volta a Casa

Depois de Mysterio ter revelado ao mundo a sua identidade como Homem-Aranha, Peter Parker sente-se profundamente desconfortável. Com a vida pessoal devassada, ele só deseja voltar aos tempos em que era um simples desconhecido. Por isso, pede ao Doutor Estranho que lance um feitiço que faça com que todos esqueçam que ele e o super-herói são um só. Mas as coisas não correm como o esperado e, ao interferirem com a estabilidade do espaço-tempo, abrem um portal para o Multiverso, libertando monstros e vilões de mundos alternativos que ameaçam a vida de todos. 
Co-produzido pela Columbia Pictures e Marvel Studios, um filme com argumento de Chris McKenna e Erik Sommers, e realização de Jon Watts, também responsável pelos filmes “Homem-Aranha: Regresso a Casa” (2017) e “Homem-Aranha: Longe de Casa” (2019). O elenco é constituído por Tom Holland, Benedict Cumberbatch, Zendaya, Marisa Tomei, Jon Favreau, Willem Dafoe, Alfred Molina, Jamie Foxx, Benedict Wong, J.K. Simmons e muitos outros. 


Roda da Fortuna e da Fantasia

Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, “Roda da Fortuna e da Fantasia” é uma antologia em três segmentos filmada, sob um ponto de vista feminino, pelo japonês Ryûsuke Hamaguchi ("Happy Hour: Hora Feliz", “Asako I e II”). Um triângulo amoroso, uma sedução falhada que causa a ruína de um escritor e um reencontro que resulta de um equívoco são os motes para cada uma das histórias interpretadas pelas actrizes Kotone Furukawa, Katsuki Mori e Fusako Urabe.