Robert Plant e Alison Krauss lançaram o seu novo álbum de estúdio em conjunto, intitulado "Raise The Roof", através da Warner Music.
O anúncio surpresa feito por Plant (Rock & Roll Hall of Fame) e Krauss (vencedora de 27 Grammys), volta a juntar os dois artistas, cerca de catorze anos após a sua primeira colaboração, "Raising Sand" (2007), que alcançou a segunda posição na tabela oficial de álbuns do Reino Unido, tendo ainda gerado vendas de multiplatina e conquistado seis GRAMMYs, incluindo o de Álbum e Gravação do Ano.
Para celebrar o lançamento do novo disco, entre outras iniciativas, a partir das 18h GMT / 19h CET de hoje, dia 19 de novembro, a indomável dupla irá unir forças com o YouTube para apresentar uma transmissão ao vivo global. Acompanhados por uma banda repleta de estrelas, no Sound Emporium Studios de Nashville, os dois artistas irão estrear uma selecção de músicas do novo álbum Raise The Roof em exclusivo para o público que aceder à plataforma. O evento especial será realizado simultaneamente nos canais oficiais de Robert Plant and Alison Krauss no YouTube.
Tal como o seu antecessor, "Raise The Roof" foi produzido por T Bone Burnett, que trabalhou com Plant e Krauss na expansão desta colaboração em novas e emocionantes direcções, acompanhados pelo baterista Jay Bellerose, os guitarristas Marc Ribot, David Hidalgo, Bill Frisell e Buddy Miller, os baixistas Dennis Crouch e Viktor Krauss, assim como do guitarrista de pedal steel Russ Pahl, entre outros.
O álbum apresenta doze novas gravações de canções de lendas e heróis não tão célebres, incluindo Merle Haggard, Allen Toussaint, The Everly Brothers, Anne Briggs, Geeshie Wiley, Bert Jansch e muitos mais. Outros destaques incluem um original Plant-Burnett, "High and Lonesome", e o clássico "Can't Let Go", escrito por Randy Weeks e gravado pela primeira vez por Lucinda Williams.
As músicas escolhidas para "Raise The Roof" reflectem, simultaneamente, influências enraizadas e novas revelações. Para este projecto, Robert Plant fez questão de incorporar as tradições de folk inglês que tanto o apaixonaram desde a sua adolescência, enquanto Krauss cita ter ouvido “Quattro (World Drift In)” do grupo americano Calexico, como “o momento em que soube que faríamos outro álbum.”