segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Aquário Vasco da Gama inaugura espaço interactivo

Nesta que é uma aposta clara na modernização e melhoria da experiência do visitante, o Aquário Vasco da Gama inaugura uma nova sala repleta de tecnologia capaz de fazer navegar as várias gerações no mundo submarino. Uma “Janela para o Oceano” onde os visitantes poderão encontrar diversas espécies marinhas da Costa Portuguesa, descobrir o seu habitat e as suas características gerais e biológicas.

Várias são as experiências interativas e imersivas que compõem este ambiente. No anfiteatro poderá encontrar uma imponente parede digital com 20m2. Um videowall composto por 24 ecrãs de ultra-alta definição (8K), onde é possível visualizar vários cenários da orla costeira com conteúdo 3D.

E se um peixe desenhado por si pudesse ganhar vida? Na mesma sala podemos encontrar duas experiências, onde os visitantes podem colorir os seus peixes e colocar a nadar num aquário digital.

Sendo um dos aquários-museus mais antigos do mundo, com 123 anos de existência, o Aquário Vasco da Gama continua a desenvolver várias intervenções num processo de mudança de paradigma na sua forma de comunicar com o público, apostando essencialmente numa transição para o digital.

“O novo espaço homenageia o fundo do oceano, aproximando várias espécies de peixes com os visitantes construindo uma relação com o meio aquático e potenciando o seu conhecimento de forma lúdica.“, partilhou Miguel Oliveira, CEO da EDIGMA.

A EDIGMA é a empresa responsável pela materialização e implementação deste projeto. Reconhecida empresa tecnológica portuguesa, coloca nos seus projetos físicos e digitais, o utilizador no centro da experiência. De uma forma resumida: a EDIGMA cria experiências que combinam o espaço físico com o espaço digital e que, em última análise, se traduzem em experiências humanas. O foco dos seus projetos está na interação que é criada no espaço em determinado momento e que frequentemente une o mundo físico e o mundo digital.

De realçar que o último projeto implementado pela tecnológica foi o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros – NARC – inaugurado no final de novembro, este projeto é uma porta imersiva para mais de 2500 anos de história onde com recurso à tecnologia é possível navegar entre épocas diferentes.