A ‘arte do postal japonês’, ou Etegami, está em destaque no Museu do Oriente, num workshop que se realiza no dia 18 de Dezembro. A tempo de surpreender familiares e amigos este Natal, aprenda a criar postais com uma estética singular e lúdica, que combinam uma palavra e uma imagem.
Resultado da combinação das palavras ‘e’ (imagem) + ‘tegami’ (carta ou postal), a arte de etegami foi desenvolvida nos anos 60 por Kunio Koike, um artista de caligrafia que se quis afastar das rígidas tradições japonesas de criação, tais como a imitação fiel dos mestres, e assim, decidiu criar uma arte para a qual não é necessário nenhum talento em particular, ou mesmo anos e anos de prática para atingir a forma ideal. Etegami é uma expressão artística mais espontânea, honesta, pessoal ou mesmo criativa. Não serve para mostrarmos as nossas competências ao nível do desenho, mas sim, a apreciação prazerosa do processo de criação. As imagens criadas são simples e utilizam-se materiais e métodos japoneses antigos que conjugam uma imagem e uma frase.
O workshop destina-se a qualquer pessoa que queira iniciar-se nesta arte, mas que achava que seria necessário ter um talento especial para tal. O toque final destes postais é a criação de um carimbo próprio e pessoal, como uma imagem de marca, feita através de borrachas para que, no final, cada participante possa enviar, por correio, o seu postal.
Workshop Etegami
18 Dezembro
Horário: 10.00-13.00
Preço: 35 €
Participantes: máx. 10