sexta-feira, 3 de março de 2023

O triângulo amoroso de Julian Barnes



Oliver, Stuart e Gillian. Os três vértices de um triângulo amoroso criado por Julian Barnes nos idos de 1990, então publicado pela Quetzal, mas há muito esgotado. Para contar esta história atribulada, cómica e errática, os três revezam-se na narração – com os seus pontos de vista, tiques e tópicos preferidos. Amor & C.ª, com tradução revista por Helena Cardoso, regressa às livrarias a 9 de março.

O extravagante Olivier está convencido de que é uma luminária; Stuart é sóbrio, tímido e ligado ao «lado prático da vida»; Gillian é bonita, inteligente, e defende que falar de alguém ou de um assunto de forma exaustiva só é bom quando não somos o objeto em análise. O que começa como uma comédia de equívocos depressa desliza para uma exploração sombria e profunda dos pântanos da alma.

Uma história interminável, que venceu o Prémio Femina.

Sobre o Autor

Julian Barnes nasceu em Leicester e vive em Londres desde 1946. É autor de mais de uma vintena de livros. Ganhou, em 2011, o Prémio Man Booker pelo romance O Sentido do Fim. Três dos seus romances foram, aliás, finalistas deste prémio, entre eles O Papagaio de Flaubert, também galardoado com os prémios Médicis e Femina. O seu mais recente livro é Elizabeth Finch. Amor & C.ª, que agora se reedita, é um dos seus clássicos de sempre.