terça-feira, 14 de março de 2023

Edição actualizada de "A Diplomacia de Salazar (1932-1949)"



“A Diplomacia de Salazar (1932-1949)”, do embaixador Bernardo Futscher Pereira, é editado hoje, pela Dom Quixote, com um novo capítulo, que enriquece a trilogia sobre a diplomacia do Estado Novo escrita ao longo de uma década pelo atual embaixador português em Roma. Na terceira edição, agora atualizada, com um novo preâmbulo, encontram-se novos dados sobre a visita dos Duques de Windsor a Lisboa, em Julho de 1940, episódio que revela a “prudente distância” que Salazar guardou numa altura crucial da II Guerra Mundial da Alemanha nazi, tornando a capital um porto seguro para os ingleses, ao contrário de Madrid vista como uma cidade hostil. Mas também o envolvimento do banqueiro Ricardo Espírito Santo, em cuja casa ficou hospedado o ex-monarca, e a rocambolesca história do plano alemão, do ministro dos negócios estrangeiros alemão, Joachim von Ribbentrop, para raptar  Edward e Wallis Simpson.

Mais do que uma interpretação das grandes linhas da política externa portuguesa nesses anos, este livro pretende ser uma crónica das múltiplas crises e desafios com que Portugal se viu confrontado e das respostas que o regime lhes deu, essencialmente no plano diplomático.  Aqui analisa-se o período entre a ascensão de Salazar à chefia do Governo, em julho de 1932, e a adesão de Portugal à Aliança Atlântica, em 1949. A resposta à Guerra Civil de Espanha e à II Guerra Mundial pelo Estado português são os dois temas principais abordados.

Sobre o Autor

Bernardo Futscher Pereira (1959) é mestre em Ciências Políticas e em Relações Internacionais pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Trabalhou como jornalista antes de ingressar no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1987. Serviu em Bruxelas como chefe de gabinete do secretário-geral da UEO, embaixador José Cutileiro. Foi conselheiro diplomático do ministro da Defesa Nacional, José Veiga Simão, e assessor para as relações internacionais do Presidente da República Jorge Sampaio entre 1999 e 2006. Foi cônsul-geral em Barcelona, embaixador em Dublin entre 2012 e 2017, e em Rabat entre 2020 e 2022. Foi conselheiro diplomático e «sherpa» do primeiro-ministro António Costa entre 2017 e 2019. Tem publicado numerosos artigos sobre a política externa portuguesa, história diplomática e política internacional. É autor de Crepúsculo do Colonialismo (1949-1961) e Orgulhosamente Sós (1962-1974). É embaixador em Roma desde janeiro de 2023.