quinta-feira, 9 de março de 2023

Estreias de cinema de 9 de Março de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



65

O astronauta Mills (Adam Driver) comandava uma missão exploratória de longa distância com mais três dezenas de pessoas, quando se deu um grande embate com um asteroide. Com a nave totalmente fora de controlo, ele foi obrigado a uma aterragem de emergência. Julgando ter-se despistado num planeta desconhecido, apercebe-se que, na verdade, fizera uma longa viagem no tempo e fora transportado para o planeta Terra de há 65 milhões de anos. Ao lado da pequena Koa (Ariana Greenblatt), que também resistira à colisão, Mills vai ter de encontrar um modo de regressar ao presente e pedir ajuda, ao mesmo tempo que tenta sobreviver aos ataques dos maiores predadores que alguma vez habitaram o planeta azul: os dinossauros.
Um "thriller" de ficção científica onde se o passado se cruza com o futuro que conta com banda-sonora de Danny Elfman, produção de Sam Raimi e direcção de Scott Beck e Bryan Woods (a dupla responsável pela realização de “Haunt” e pelo argumento de “Um Lugar Silencioso”).



Justiça Selvagem

O Xerife Church e a detective Zeppelin não têm mãos a medir para controlar a onda de violência causada pelo tráfico de opiáceos que, segundo as estatísticas, só no ano anterior, foi responsável pela morte de 93 mil pessoas. Shelby e Ruby, um casal de toxicodependentes em recuperação cheio de planos para o futuro, planeia refazer as suas vidas longe de toda a devastação causada pelas drogas. Mas quando ela aparece morta devido a uma “overdose”, Shelby perde o controlo. De coração partido e sem absolutamente nada a perder, decide perseguir todos os narcotraficantes da cidade e assassiná-los a sangue frio. Num esforço desesperado de o chamar à razão, estão Church e Zeppelin, que tencionam pará-lo antes que um confronto com o mais perigoso e influente traficante da zona, transforme a cidade num caos.
Um “thriller” de acção realizado por Randall Emmett (“Meia-Noite em Switchgrass”) e escrito por Adam Taylor Barker e Chris Sivertson. Robert De Niro, John Malkovich, Meadow Williams, Jack Huston e Willa Fitzgerald dão vida às personagens.



Gritos 6

Passaram-se décadas desde que a primeira onda de terríveis homicídios assolou a cidade de Woodsboro, na Califórnia, causando o pânico entre os habitantes. Mas quando o pesadelo parecia ser coisa do passado, o psicopata mascarado está de regresso, desta vez misturando-se entre os transeuntes de Nova Iorque. 
Com argumento de James Vanderbilt e Guy Busick e direcção de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, este é o sexto episódio da saga iniciada em 1996 por Wes Craven (que também assinou filmes como “Os Olhos da Montanha”, “Pesadelo em Elm Street” ou “A Maldição dos Mortos-Vivos”). Esta história de terror, que segue os eventos mostrados em “Gritos” (2022), dos mesmos realizadores, conta com as actuações de Courteney Cox, Melissa Barrera, Jenna Ortega, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding, Hayden Panettiere,  Jack Champion, Henry Czerny, Liana Liberato, Dermot Mulroney, Devyn Nekoda, Tony Revolori, Josh Segarra e Samara Weaving. Esta é a primeira vez que a actriz Neve Campbell não regressa ao elenco de um filme da saga.