terça-feira, 7 de março de 2023

O Poder das Plantas do Oriente



As plantas orientais têm uma multiplicidade de usos e funções que podem ser conhecidas em duas oficinas temáticas no Museu do Oriente. No dia 11 de Março, o destaque vai para as tintureiras, para a sua história e simbolismo, e nos dias 14, 15 e 16 de Março, o destaque é dado à alimentação Ayurveda e à sua estreita relação com o mundo botânico.

A tinturaria natural é muito mais que uma prática ancestral. Para aprender sobre a sua história ou sobre os diferentes processos, que vão da preparação das fibras celulósicas e proteicas até ao tingimento, passando pela mordentagem, o Museu do Oriente propõe uma oficina de iniciação a este universo repleto de corantes naturais, magia e simbolismo. Aqui, os participantes vão poder viajar pelo fascinante mundo das plantas tintureiras e experimentar tingir com Curcuma, Ruiva e Henna. 

Das plantas que tingem às que se consomem, a oficina de alimentação Ayurveda está dividida em três sessões, entre os dias 14, 15 e 16 de Março, e pretende ajudar os participantes a descobrirem quais os alimentos e especiarias mais adequados a si.

Ayurveda é a palavra sânscrita que significa vida (ayur) e sabedoria (veda) e é o nome dado à medicina tradicional indiana que, com mais de 5.000 anos, serviu de inspiração para todas as outras formas de medicina. Qual a sua relação com as plantas? A culinária ayurvédica recorre a pratos vegetarianos, aromáticos, coloridos, apetitosos e ricos em especiarias, em que devem estar presentes os diferentes sabores: amargo, doce, salgado, picante e adstringente.

Com a correta identificação do biótipo individual, podemos saber quais os condimentos e alimentos que nos equilibram e protegem de doenças, pois a sábia combinação de aromas, paladares e modos de confecção, ingredientes e atitude são a chave da saúde, bem-estar e alegria.

Nesta oficina, os participantes vão identificar o seu biótipo, aprender a confeccionar os alimentos e a conhecer a composição da sua própria massala (mistura de especiarias). No final, terão oportunidade de confeccionar uma refeição completa que será partilhada entre todos.

Plantas do Oriente - Tinturaria Natural
Oficina
11 Março
Horário: 10.00 às 13.00 e 14.30 às 18.30
Participantes: máx. 10
Preço: 75 € [materiais incluídos]

Introdução à Alimentação Ayurveda
Oficina
14, 15 e 16 Março
Horário: 10.00 às 13.00
Participantes: mín. 10, máx. 15
Preço: 65€