quinta-feira, 9 de março de 2023

"A Culpa é da Microbiota"



Sabia que cerca de 25 mil portugueses vivem com doenças inflamatórias do intestino? O Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino assinala-se a 19 de Maio. Nesse dia, pretende-se sensibilizar a população para os obstáculos que estes doentes enfrentam no seu dia-a-dia. 

Os especialistas não hesitam em dizer que a nossa saúde e bem-estar estão no intestino, mais concretamente na nossa microbiota. 

Falar de cocó não é glamoroso, porém é através do estudo dos microrganismos que vivem nos intestinos que a ciência consegue explicar a influência que as bactérias, vírus, parasitas e fungos têm na nossa saúde. 

Sobre a Autora

Sari Arponen tem um doutoramento em Ciências Biomédicas pela Universidade Complutense de Madrid, é especialista em Medicina Interna, professora universitária e especialista em microbiota.

Com uma licenciatura em Medicina pela Universidade de Múrcia, especializou-se em Medicina Interna no Hospital Universitário de La Princesa, em Madrid.

Tem um mestrado em Doenças Infeciosas e outro em HIV, um curso de pós-graduação de três anos em Psiconeuroimunologia Clínica, pela Universidade Pontifícia de Salamanca, e é especialista universitária em nutrição.

Após quase vinte anos de experiência clínica na saúde pública espanhola, atualmente dedica o seu tempo à formação e ao campo da microbiota e da medicina do estilo de vida. Também dá consultas aplicando uma abordagem baseada na medicina evolutiva e nos seus conhecimentos sobre a microbiota.

É cofundadora da plataforma de divulgação sobre saúde e estilo de vida: Slow Medicine Revolution.