segunda-feira, 20 de março de 2023

"LIMITES" - Uma peça de teatro que acompanha as atuais reivindicações e lutas dos professores



A criação Limites nasceu de um convite da Companhia romena Centrul de Teatru Educational Replika ao Teatro dos Aloés, para ser seu parceiro juntamente com a Companhia grega Modernoi Kairoi no programa CREA – Cultura 2021. 

O projeto consiste na criação de três diferentes encenações da peça romena Limites em cada uma das línguas dos parceiros. Trata-se de um monólogo acerca da escola e da educação. A criação apresenta elementos distintivos, por se tratar de uma criação original, com base num trabalho de pesquisa sobre o tema da educação. Para a documentação artística desta peça, foram entrevistados na Roménia, dezenas de professoras e professores do ensino secundário, bem como inspetores e inspetoras escolares e representantes das instituições que desempenham um papel decisivo no sistema educativo romeno. 
Assim, procurou-se apresentar as realidades educativas com que nos deparamos enquanto sociedade, juntamente com os complexos vínculos entre professores, crianças e pais. Deparamo-nos com um incidente que se tornou emblemático pelo desamparo e vícios com os quais nós, os que gravitam em torno da escola, muitas vezes lutamos. 

Uma professora teve a pior experiência profissional e humana de sua vida, uma história que não foi notícia, nem foi divulgada pelos tabloides. O incidente foi suportado em silêncio, deixando várias cicatrizes. Limites é baseado num caso real, mas estende a sua análise aos sistemas educativos da sociedade atual, como um todo, com suas muitas diferenças, inconsistências, discrepâncias e tentativas de reforma e escalada de erros herdados. Limites é um espetáculo sobre a escola onde ninguém parece encontrar o seu lugar ou direção. O tema da Educação assume particular pertinência atendendo à relevância das questões da Educação e das alterações de paradigma do papel dos intervenientes no ambiente escolar e do próprio ensino e da forma de transmissão de conhecimentos.

Teatro dos Aloés - Limites
Recreios da Amadora
23, 24, 25, 27, 31 de Março e 1 de Abril às 21h00
28 de Março às 10h30  (sessão para público escolar) 
26 de Março* e 2 de Abril às 16h00**
*sessão com Língua Gestual Portuguesa
**sessão com Audiodescrição