quinta-feira, 16 de março de 2023

Estreias de cinema de 16 de Março de 2023


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Shazam! Fúria dos Deuses

Billy Batson tem 14 anos e todas as inseguranças características da idade. Quando um poderoso mago lhe concede os poderes dos deuses, que lhe atribuem habilidades de um verdadeiro super-herói, a sua vida muda completamente. Essa transformação acontece sempre que ele disser intencionalmente a palavra "Shazam". Apesar do choque inicial e das dificuldades em controlar os seus novos talentos, Billy depressa se adapta a esta dupla faceta de adolescente em apuros e herói destravado. Mas quando as filhas do deus Atlas chegam à Terra com intenção de recuperar a magia que lhes foi roubada, Billy e a sua família são obrigados a protegerem-se da sua fúria.  
Continuação do filme de 2019, esta comédia de acção e aventura é novamente realizada por David F. Sandberg ("Annabelle: A Criação do Mal") que, com os argumentistas Chris Morgan e Henry Gayden, adapta a célebre personagem da autoria de Bill Parker e C. C. Beck, vinda do universo DC Comics. O elenco inclui Zachary Levi, Asher Angel, Jack Dylan Grazer, Djimon Hounsou, Rachel Zegler, Helen Mirren e Lucy Liu.



Filhos de Ramsés

Ramsès (Karim Leklou) vive no Goutte d’Or, um bairro problemático de Paris, onde se misturam pessoas vindas dos quatro cantos do mundo. Nesse local, cheio de problemas sociais e controlado por bandos, ele tem um consultório de adivinhação e é bastante respeitado pela vizinhança. Mas a sua vida é virada do avesso quando o bairro é invadido por um perigoso grupo de miúdos oriundos do norte de África, que vêm desestabilizar a vida de todos os que lá vivem.
Apresentado na Semana da Crítica no Festival de Cinema de Cannes, um filme realizado e escrito por Clément Cogitore (“Ni le Ciel ni la Terre”, “Braguino”) que conta ainda com a participação dos actores Jawad Outoui, Elyes Dkhissi, Yilin Yang e Djibril Bouhadi. 



A Colina Onde as Leoas Rugem

Qe (Flaka Latifi), Jeta (Urate Shabani) e Li (Era Balaj) são três jovens kosovares cheias de planos para o futuro, que esperam ansiosamente pelo visto que lhes possibilite saírem da pequena vila onde sempre viveram. De modo a espantar a monotonia e a frustração com que passam os dias – e juntar algum dinheiro –, resolvem criar um gangue e dedicar-se a pequenos crimes. 
Estreado na secção “Directors' Fortnight” do Festival de Cinema de Cannes, “A Colina Onde as Leoas Rugem” foi nomeado para a Queer Palm e marca a estreia como realizadora e argumentista da jovem actriz Luàna Bajrami (n. 2001, Kosovo), conhecida pelos seus papéis em “Retrato de Uma Rapariga em Chamas”, “Festa de Família” ou “O Acontecimento”.