sexta-feira, 17 de março de 2023

Culture Moves Europe lança open call para anfitriões de residências artísticas



Culture Moves Europe, o projeto de mobilidade cultural da União Europeia implementado pelo Goethe-Institut, lançou a sua linha de ação para Residências e a primeira call para instituições e organizações que queiram acolher artistas e profissionais da cultura internacionais para um projeto de residência artística.

Entre 2023 e 2025, haverá quatro convocatórias nesta linha de ação e serão apoiadas cerca de 1000 residências artísticas nas áreas de arquitetura, património cultural, design, design de moda, tradução literária, música, artes visuais e artes performativas. O prazo para candidaturas à primeira convocatória termina a 15 de junho de 2023.

O projeto Culture Moves Europe arrancou em outubro de 2022 com a linha de ação para Mobilidade Individual que apoia a mobilidade de artistas em projetos com parceiros internacionais. Com esta nova linha de ação para Residências, pretende-se apoiar as instituições e organizações culturais estabelecidas nos países elegíveis, para que possam acolher entre um e cinco profissionais das artes ou da cultura em residências artísticas com uma duração entre 21 dias e dez meses.

O processo de candidatura é organizado em duas fases. Numa primeira fase, as candidaturas submetidas até 15 de junho de 2023 serão avaliadas e a seleção será feita em julho, com base nas propostas. Na segunda fase, as candidaturas selecionadas terão até meados de outubro para escolher os artistas e profissionais da cultura que gostariam de receber para uma residência.

Esta abordagem proporciona às instituições e organizações uma segurança financeira antes de convidarem os seus residentes. Para além de apoio financeiro para as despesas de viagem e de estadia dos participantes, os anfitriões das residências recebem também uma contribuição para os custos de gestão do projeto.

O secretário-geral do Goethe-Institut, Johannes Ebert, destaca a importância desta linha de ação no contexto do setor cultural europeu: “A nova linha de ação para Residências irá apoiar o intercâmbio artístico e o desenvolvimento criativo em toda a Europa. Permitirá às organizações culturais acolher artistas internacionais e gerar novas oportunidades criativas, sendo especialmente importante para as organizações culturais recém criadas, que poderão acolher uma residência pela primeira vez. Com esta linha de ação para Residências, o projeto Culture Moves Europe dá um importante contributo para um intercâmbio cultural sustentável e eficaz na Europa, reforçando assim a coesão europeia.”

O projeto Culture Moves Europe é financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia e implementado pelo Goethe-Institut, com um orçamento de 21 milhões de euros, e está aberto a artistas, profissionais da cultura e organizações nos 40 países da Europa Criativa: os 27 estados-membros da UE, incluindo os seus países e territórios ultramarinos e regiões ultraperiféricas, bem como 13 países na vizinhança da União Europeia.