segunda-feira, 27 de março de 2023

STCP e Museu do Carro Eléctrico assinalam Dia Mundial do Teatro



Celebra-se hoje o Dia Mundial do Teatro e, para assinalar esta data, a STCP e o Museu do Carro Eléctrico desenvolveram uma ação que cativará os visitantes deste espaço museológico, bem como os passageiros dos elétricos históricos do Porto.

Entre as 14h00 e as 18h00 todos aqueles que decidirem viajar na Linha 1 (Infante-Passeio Alegre) ou na Linha 18 (Carmo-Passeio Alegre) terão a oportunidade de assistir a uma intervenção teatral interpretada por atores residentes, caraterizados como personagens de época e que se pretende que interajam com o público.

Sentar-se ao lado de uma camponesa nascida em 1895, encantada por andar de carro elétrico pela primeira vez, conversar com uma peixeira que regressa depois de um dia longo de trabalho na venda do peixe, ou ouvir poesia pela voz de Fernando Pessoa são algumas das situações planeadas para a tarde do dia de hoje.

Estas personagens partilharão diversas curiosidades sobre este meio de transporte secular. Informação que poderá ser enriquecida com uma visita ao Museu do Carro Eléctrico, um espaço cultural de elevada importância para a história da mobilidade na cidade do Porto, graças ao magnífico acervo que detém/possui.

O Museu do Carro Eléctrico localiza-se no edifício da antiga Central Termoelétrica de Massarelos (1915) e é reconhecido como uma montra privilegiada dos elétricos do Porto, um dos ex-libris da cidade, partilhando com todos aqueles que o visitam, a história e a memória de um património tão expressivo e singular.

Sobre o Museu do Carro Eléctrico

O Museu do Carro Eléctrico foi fundado no ano de 1992 com o objetivo de preservar e divulgar uma vasta coleção de carros elétricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial.

A sua exposição permanente, composta por mais de duas dezenas de veículos, incluindo elétricos, atrelados, carros de tração animal, carros de apoio e outros artefactos, foi ampliada com a abertura da antiga casa das máquinas da central termoelétrica, onde o vapor das caldeiras era transformado em eletricidade. Localiza-se no edifício da antiga Central Termoelétrica de Massarelos (1915), pertença da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.

O Museu do Carro Eléctrico proporciona aos seus públicos a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.

O Museu do Carro Eléctrico faz, desde 2023, parte integrante da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, coordenada pela Turismo de Portugal, e que tem como objetivo promover uma oferta turística diferenciadora junto dos mercados nacional e internacional, ao longo de todo o ano. Saiba mais em: http://www.museudocarroelectrico.pt