quinta-feira, 23 de março de 2023

IndieLisboa - Competição Internacional & Boca do Inferno



Ano após ano, a Competição Internacional é uma das secções mais aguardadas do festival e esta edição não é diferente. É uma das secções que reúne trabalhos de novos e promissores realizadores, assim como autores que o festival acompanha desde sempre, como Lois Patiño e Lola Quivoron. Uma seleção fortíssima para a celebração dos 20 anos do IndieLisboa, com 12 longas e 29 curtas de geografias e estéticas distintas. Estes são alguns dos destaques da programação.

A estreia nacional de After, de Anthony Lapia, é um dos grandes eventos deste ano. O filme acompanha as interacções numa rave – a dança, as conversas, as drogas – e a forma como é celebrado um novo mundo temporário. Com um realismo que nos transporta da noite para o dia, o filme capta na perfeição a energia e a suspensão de realidade das melhores raves até ao primeiro encontro entre dois amantes. Rodeo, de Lola Quivoron, também se centra em pequenos grupos à margem da sociedade. No filme de estreia da jovem realizadora, a protagonista, Júlia encontra o seu escape na paixão por motos e pelo mundo dos rodeos urbanos - agrupamentos ilícitos onde os condutores exibem as suas motos e as suas mais recentes acrobacias. Julia vê-se atraída por um grupo clandestino e volátil, esforçando-se por provar o seu valor para o grupo ultra-masculino. 

O realizador galego Lois Patiño regressa ao festival com a sua nova longa, Samsara. Todos os dias um adolescente budista lê passagens do Livro Tibetano dos Mortos a uma idosa. No seu último dia, o jovem sussurra as passagens finais ao ouvido da mulher, fecha os olhos e metida ao seu lado, enquanto embarca numa viagem para o que está mais além. Um filme onírico que nos convida para uma trip audiovisual e uma experiência potente na sala de cinema. Outro regresso – Ali Cherri, com a sua primeira longa, Le Barrage. No Sudão, Maher trabalha numa fábrica de tijolos tradicional, alimentada pelas águas do Nilo. Todas as noites, ele vagueia secretamente pelo deserto para construir uma misteriosa estrutura feita de lama. Enquanto o povo sudanês reclama a sua liberdade, a sua criação começa lentamente a ter vida própria. Um filme telúrico sobre a violência invisível no mundo árabe.

Something You Said Last Night recupera o mood do cinema indie norte-americano num filme sobre uma personagem trans em que o enredo está focado em relações humanas e familiares banais e não num trauma sobre a sua identidade. Uma estreia muito segura da realizadora e guionista Luis De Filippis, num filme sobre emoções universais – amor, vergonha e resiliência. Ainda em família mas num tom bastante diferente, Safe Place, do croata Juraj Lerotić, parte de um evento traumático –uma tentativa de suicídio – para explorar as suas consequências na vida quotidiana de uma família. A fonte da história é autobiográfica e isso é abordado no próprio filme, até no facto do realizador interpretar-se a ele próprio. Em Vermelho Bruto, documentário de Amanda Devulsky, acompanhamos as vidas de Jô, Eunice, Alessa e Fabiana, quatro mulheres que ainda eram adolescentes quando se tornaram mães, durante a redemocratização do Brasil, na década de 1985-1995. Quatro mulheres que viviam as tensões da maternidade e cujas lutas não se faziam em público, mas sim no espaço privado do lar. Combinando arquivos pessoais com imagens filmadas em 2018, durante a campanha que conduziu à eleição de Jair Bolsonaro, Amanda Devulsky tenta contar a História de forma diferente, mostrar o ângulo inverso da acção política, bem como provar que outra forma de resistência é possível. 

Nas curtas, para destacar algumas, os temas variam de nichos de cultura online - os incels em Mechanics of Fluids, os cam-boys em Alpha Kings, o machine-learning em Backflip – até projectos políticos, como a comunidade educativa anarquista Universidade Tolstoy, em Growing Up Absurd, e Black Mousse, sobre a Feira Internacional de Tripoli, projectada por Oscar Niemeyer nos anos 60, em confronto com a Guerra Civil libanesa. No filme El Jardín de los Faunos, Pol Merchan faz uma homenagem à vida e obra de Nazario Luque, artista queer espanhol e autor das primeiras bandas desenhadas underground abertamente gay. Gods of the Supermarket presta homenagem à representação cliché do corpo masculino, com o qual o realizador tem uma relação de amor-ódio. Através de uma série de imagens recolhidas na Internet, a obsessão cultural com padrões de beleza irrealistas é questionada. Endless Sea parte de uma situação cada vez mais reconhecível - Carol descobre que o preço da sua medicação para o coração duplicou. Quando todas as suas tentativas de encontrar uma solução falham, será forçada a um acto desesperado. No total são 29 curtas, entre animação, ficção, documentário ou cinema experimental, de uma amplitude geográfica rara, provenientes de países como Geórgia, Sudão, Líbano, Japão ou Albânia. A 20.ª edição do IndieLisboa decorre entre os dias 27 de Abril e 7 de Maio, e irá levar o seu programa às salas do Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Cinema Fernando Lopes e Cinema Ideal.