quarta-feira, 22 de março de 2023

Honrando a vida que lhe foi concedida



Richard Zimler encerra o díptico A Aldeia das Almas Desaparecidas com o volume Aquilo que procuramos está sempre à nossa procura.
 
A espera dos leitores terminou. Exatamente cinco meses volvidos sobre a publicação de A Aldeia das Almas Desaparecidas I – A floresta do avesso, Richard Zimler revela o segundo e último capítulo desta saga histórica a que dedicou tantos anos de investigação. A Aldeia das Almas Desaparecidas II – Aquilo que procuramos está sempre à nossa procura é um romance arrebatador, onde coexistem amor, traição, sacrifício e coragem. Uma narrativa ímpar dos horrores da Inquisição, que eleva o autor ao pódio dos maiores contadores de histórias. Para o protagonista Isaaque Zarco, agora com dezassete anos, nada voltará a ser igual. A busca de si mesmo, da sua individualidade, da sua fé e do seu lugar no mundo levam-no a entender algo importante: a certeza de que fez tudo o que estava ao seu alcance para honrar a breve vida que lhe foi concedida. 

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 30 de março. Antes disso, a 25 de março, a obra será apresentada em primeira mão numa sessão no âmbito do ciclo Porto de Encontro, a realizar pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto). O evento terá como convidado especial Germano Silva. As leituras ficarão a cargo de Flávio Hamilton e Alexandre Quintanilha.

Sinopse

Depois dos desesperados esforços para salvar a avó Flor do Fogo de Santo António que dizimava Salamanca, Isaaque Zarco regressa ao Porto, onde retoma o seu trabalho como assistente de alfaiate e participa ainda mais ativamente nos serviços da sinagoga clandestina da cidade. A pacatez dos seus dias, porém, é interrompida quando, já com dezassete anos, recebe uma carta da filha adotiva de Flor, Sálvia, informando-o de que a velha curandeira foi presa pelo Santo Ofício. Isaaque vê-se então mergulhar num mundo pérfido repleto de traições, que culminam no terrífico auto de fé de Madrid, de 1680. Pior do que tudo, fica a saber que, sob tortura, a velha curandeira denunciou outros dois amigos como judeus secretos. Será ele capaz de os salvar, correndo o risco de ser preso?

Sobre o Autor

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou doze romances, uma coletânea de contos e sete livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas.