segunda-feira, 13 de março de 2023

MOTELX anuncia um novo prémio para “O melhor argumento de terror português”



O MOTELX associa-se ao Festival GUIÕES para uma parceria da qual nasce um novo prémio dedicado a argumentos de longas-metragens ainda não produzidas. As candidaturas para o Prémio MOTELX GUIÕES 2023 já estão abertas, sendo o prazo limite de entrega a 31 de Maio.

“O melhor argumento de terror português” para longas-metragens será eleito por um júri, entre 5 candidaturas escolhidas pela equipa de selecção dos dois festivais, e premiado com 2000€.

Este ano, o MOTELX recebe ainda a 9.ª edição do GUIÕES - Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, com um foco especial na escrita de cinema e audiovisual de terror, e, além do prémio, apresentam em conjunto uma programação especial, durante a 17.ª edição do MOTELX, de 12 a 18 de Setembro, no Cinema São Jorge.

Segundo os directores artísticos do MOTELX, Pedro Souto e João Monteiro, esta parceria representa “a consolidação de um desígnio do Festival que é o da formação para a produção de cinema de terror em Portugal”. No seguimento de um desafio proposto pelo GUIÕES, “decidimos avançar para a promoção e incentivo de novas longas de terror portuguesas ainda não produzidas, portanto na sua fase inicial de desenvolvimento, mais propriamente no argumento”. “Esta sinergia, em forma de prémio, entre os dois festivais, é mais um pequeno mas importante passo para continuarmos a nossa missão e aponta para um futuro que se quer risonho para o género”, explicam.

A “junção das duas forças e do conhecimento acumulado por ambos os festivais ao longo das suas edições”, para o fundador e director criativo do GUIÕES, Luís Campos, é “uma oportunidade singular para colocar foco no talento e nos autores que pretendem desenvolver projectos no género de terror, com o objectivo de estimular a produção cinematográfica e audiovisual de género em Portugal”. Em suma, esta colaboração “ajuda a impulsionar o futuro e a diversidade da nossa cinematografia”.

O regulamento e as informações sobre as candidaturas ao novo concurso que quer distinguir os argumentos mais arrepiantes do país podem ser consultados em www.motelx.org e www.guioes.com.

A 17.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa acontece entre os dias 12 e 18 de Setembro, no Cinema São Jorge.