quarta-feira, 29 de março de 2023

Call Center - sonho ou obrigação?



Call Center, um texto de Ricardo Correia, estará em cena, pela primeira vez, de 4 a 7 de maio, no Espaço Boutique da Cultura, em Lisboa. Conta com a interpretação de Bárbara Godinho, Bárbara Rosa, Duarte Mocho, Inês Barros e Manuel Pedro Silva. Esta peça, que teve origem no âmbito do Laboratório de Escrita para Teatro, do Teatro Dona Maria II, ganha agora vida num espetáculo de Teatro encenado pelo grupo de jovens atores. 

Este será um espetáculo que visa promover a reflexão sobre a condição do operário e a sua emancipação, num confronto ardiloso entre as suas mutações de identidade e a precariedade laboral. Numa mistura entre depoimentos reais e invenção teatral, a exposição de factos e a denúncia são o dedo apontado às falhas no mundo de trabalho que persistem até aos dias de hoje. 

A Marta, personagem principal deste espetáculo, é o ponto de partida para o desenrolar de toda a história. Jovem atriz, vê-se forçada a fazer parte deste mundo laboral, para conseguir sobreviver e alimentar o sonho. Mas a que custo? 

Encenado por um grupo de 5 jovens atores, Call Center acaba por ser o espelho de todos aqueles que se vêm obrigados a fazer parte do sistema para perseguir um sonho. É um espetáculo que pretende colocar em cima da mesa o debate sobre o percurso de muitos jovens - atores ou não - e de que forma as escolhas e imposições de um trabalho indesejado podem defraudar a sua identidade. Trabalhar para viver ou viver para trabalhar? Numa sociedade cada vez mais apressada, onde temas como o burnout e a depressão são cada vez mais sentidos nas camadas jovens, este espetáculo surge como um verdadeiro grito de revolta.