segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Festival Micro Clima regressa em Fevereiro



Micro Clima é um festival de música e arte. Desde o seu início, em 2017, conta com a presença de vários músicos artistas plásticos e performers.  

Procura oferecer ao público um programa rico e diverso, não se limitando a um género musical nem a uma corrente artística, pelo contrário, estes dois dias são uma celebração cultural em que diferentes artistas partilham palco, convidando o público a envolver-se e a fundir-se neste ambiente. Deste modo, um dos grandes objectivos do Micro Clima é promover artistas emergentes lado-a-lado com artistas de maior visibilidade.  

Este festival celebra em 2020 a sua 3ª edição nos dias 14 e 15 de Fevereiro, na Sociedade Musical União Paredense.  

O Micro Clima nasce de uma ambição por parte de um grupo de jovens voluntários, que procura dinamizar a zona da Parede (Cascais), com o objectivo de descentralizar a arte e a cultura, levando não só os artistas, como o público, a deslocar-se a outros pólos artísticos nos arredores de Lisboa.

A ligação deste festival com o espaço que ocupa desenvolve-se de forma quase simbiótica, sendo o salão da sociedade musical o palco principal, oferecendo uma relação de proximidade entre os artistas e o público.

Micro Clima celebra o conceito base da SMUP, a música, ligando-o directamente com todos os seus visitantes, amigos, conhecidos e promovendo desde a primeira edição em 2017 uma acção de sensibilização para alguns problemas actuais, sejam eles ambientais ou de carácter social, partilhando assim a mesma visão que o espaço que o acolhe.

Venda de bilhetes: SMUP, Tabacaria Martins (Largo Calhariz, Lisboa), POP Skate Shop (Parque das Gerações, São João do Estoril)
Preço: Diário 12 climas, Passe 2 dias 20 climas
Sócios SMUP: Desconto de 2 climas (entradas apenas adquiridas na SMUP)



SMUP
A Sociedade Musical União Paredense (SMUP) nasceu em 1899 e ao longo destes 120 anos atravessou diversas fases.

Em 2015, o edifício renovado reabriu portas e hoje é um local com grande afluência de público e com uma forte dinamização cultural que colocam a SMUP no mapa.

A SMUP ganhou uma energia extra, tendo reunido em torno de si uma comunidade de voluntários, público, colaboradores, artistas e parceiros com um grande amor à causa. Forma-se então uma sociedade diversa, dinamizada por pessoas próximas do público, um espaço eclético, onde a tradição se mistura com a actualidade e com um forte impacto na comunidade local.

A banda Filarmónica da SMUP continua a sua actividade tal como a escola de música. Há também uma grande aposta no teatro com grupos profissionais, amadores e jovens assim como uma oficina de dança contemporânea.

O trabalho em rede tem sido um dos principais motores da SMUP.

O espaço promove ciclos de programação cultural que procuram oferecer actividades de grande qualidade e diversidade, em que se destacam os concertos na área da música improvisada e experimental. Surge também como espaço de residências artísticas de vários projectos.