sexta-feira, 10 de abril de 2015

10 Anos da Casa da Música



A Casa da Música comemora hoje 10 anos de existência e até Domingo, são vários os espectáculos que  consagram o projecto que se transformou num ex-libris da cidade do Porto  no plano cultural, arquitectónico e até turístico.

O "Cultura e não Só" deixa-lhe  uma lista de alguns dos eventos programados para este fim de semana.

Ali Babá e as 40 canções

Espectáculo do serviço educativo que cruza algumas das mais célebres árias ocidentais com uma atmosfera típica das mil e uma noites. Com direcção artística de Maria João Alves, "Ali Babá e as 40 canções" é interpretado por Ângela Alves, Gabriel Neves, João Tiago Magalhães e Miguel Reis.
Sábado, às 16.30 horas, na Sala 2.

Barroca

Num dia tão preenchido como é o sábado, não será fácil compatibilizar horários para conseguir ver tudo o que a programação oferece. Das propostas que urge ver, realce-se a actuação da Orquestra Barroca da Casa da Música, que se propõe interpretar obras-primas deste período musical, como o concerto para cravo em lá maior, de Carlos Seixas.
Sábado, às 18 horas, na Sala Suggia

Capicua/Best Youth

Em clara ascensão no panorama musical português, Capicua e Best Youth têm em comum tanto o talento como as raízes portuenses. A 'rapper' tem somado êxitos na sua ainda curta carreira: do disco de estreia, em 2012, ao recente "Medusa" passaram apenas três anos, tempo, no entanto, suficiente para arregimentar já um punhado nada negligenciável de seguidores.
Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, por seu turno, formam os Best Youth, duo que chamou as atenções com "Winterlies". Há poucas semanas foi lançado o sucessor, "Highway moon", que tem conquistado lugares de relevo no 'airplay' nacional.
Sábado, às 23.30 horas, na Sala 2

Tricky

Embora já se tenha perdido a conta ao número de aparições do polémico músico britânico junto do público indígena, os seus espectáculos têm sempre a rodeá-lo uma legítima expectativa. No seu melhor - ou seja, quando está para aí virado... -, o outrora puto maravilha do trip-hop consegue ser empolgante. Uma dúvida para ser desfeita no NOS Club.
Sábado, às 00 horas, na Sala Suggia

Som da Rua

Cada actuação do Som da Rua, projecto de inclusão musical que reúne dezenas de pessoas, é sinónimo de intensidade emocional extrema, tamanha a entrega de cada membro. Desta vez, os 80 participantes do projecto têm por missão recriar um reportório da autoria de compositores e letristas consagrados.
Sábado, às 16 horas, na Sala 2

Laginha com Banda Sinfónica

Do cruzamento entre Mário Laginha e a Banda Sinfónica Portuguesa - previsto para as 12 horas de domingo, na Sala Suggia - não há a esperar senão virtuosismo. Ainda por cima, no reportório escolhido cabem George Gershwin ("Rhapsody in blue"), Philip Sparke ("A weekend in New York"), Dirk Brossé ("Philadeplhia overture") e Luis Serrano Alarcón ("Memórias de un hombre de ciudad").
Domingo, às 12 horas, na Sala Suggia

Orquestra Jazz de Matosinhos com Kurt Rosenwinkel

A Orquestra Jazz de Matosinhos não é propriamente estranha para Kurt Rosenwinkel, proeminente guitarrista norte-americano. A ligação entre ambos remonta já a 2008, ano em que partilharam pela primeira vez o palco. Dois anos depois, essa relação intensificou-se, com a gravação de "Our secret world". O reencontro do agrupamento matosinhense vai acontecer em plena festa dos 10 anos da CdM e consiste em arranjos da autoria de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e Ohad Talmor sobre composições de Rosenwinkel concebidas para pequenas formações.
Domingo, às 21 horas, na Sala Suggia