segunda-feira, 27 de abril de 2015

"Utopias" no Alemão em Cena 2015, Festival de teatro escolar em alemão


Alemão em Cena, Festival de Teatro escolar em alemão, regressa ao Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, entre 6 e 9 de Maio, para apresentar a sua 5ª edição dedicada ao tema “Utopias”. 

O festival Alemão em Cena tem como principal objectivo tornar a aprendizagem da língua alemã leve e divertida. E sobretudo mostrar que, até mesmo com poucos conhecimentos do idioma, é possível exprimir-se e “ser actor” em alemão!

Este ano, vão viajar para Almada 14 grupos de teatro de diversos agrupamentos escolares de todo o país. Vão participar nesta edição 110 alunos, para além dos professores e dos especialistas em teatro pedagógico envolvidos na criação das peças. Ao longo destes quatro dias, os alunos vão apresentar as peças de teatro e participar em workshops nas áreas de música, dança e teatro. Durante o festival será ainda seleccionado o grupo que, neste Outono, irá realizar uma tournée pelo país para apresentar a sua peça em várias cidades. 

As peças abordam o tema “Utopias” das mais diversas formas, desde a utopia que atravessa o espaço e o tempo até ao ano de 8125, à personificação de uma Utopia suicida, inspirada num romance de Goethe, entre muitas outras abordagens com dança e música que espelham o mundo e as preocupações destes jovens com idades entre os 13 e os 18 anos. 

As peças serão apresentadas em alemão.

Participam nesta edição do festival as seguintes escolas:
EB 2, 3 de D. Fernando II – Sintra
Escola Básica 2,3 Dr. Francisco Cabrita – Albufeira
EBS D. Dinis – Santo Tirso
EBS de Albufeira - Albufeira
ES de Camões - Lisboa
ES de Tondela - Tondela
ES de Viriato – Viseu
ES Dra. Laura Ayres – Quarteira
ES Engenheiro Acácio Calazans Duarte – Marinha Grande
ES Fernão Mendes Pinto - Almada
ES Fontes Pereira de Melo – Porto
ES Francisco Rodrigues Lobo - Leiria
ES José Saramago – Mafra