quinta-feira, 23 de abril de 2015

Estreias de cinema de 23 de Abril de 2015

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Capitão Falcão

Portugal, década de 1960. Capitão Falcão é reconhecido como o mais patriota dos super-heróis. Totalmente leal a António de Oliveira Salazar, o chefe de Estado português, ele dedica-se a combater todas as ameaças à nação. E começam a manifestar-se estranhos movimentos antifascistas que podem pôr em causa o Estado Novo... Falcão, juntamente com o seu corajoso companheiro, Puto Perdiz, vai ter de encontrar um meio de eliminar todos os que se atravessem no seu caminho e tenham a audácia – e falta de escrúpulos – de se erguer contra a ditadura portuguesa, algo em que toda a sua vida acreditou.
Uma comédia de acção realizada por João Leitão que parodia uma época especialmente negra da História recente de Portugal. O elenco conta com a participação de Gonçalo Waddington, David Chan, José Pinto, Rui Mendes, Miguel Guilherme, Bruno Nogueira, Nuno Lopes e Ricardo Carriço, entre outros.


Ex Machina

Caleb (Domhnall Gleeson), um programador numa importante empresa de internet, vence uma competição cujo prémio é passar uma semana no refúgio privado de Nathan (Oscar Isaac), o director. Porém, quando chega ao local, percebe que o objectivo da sua estadia não é inocente. Ele está ali como cobaia e a sua função é interagir com a mais recente criação de Nathan: um "robot" de última geração que consegue agir, sentir e expressar-se. Chama-se Ava (Alicia Vikander) e está dentro do corpo de uma bela e sedutora figura feminina. Com o passar do tempo, e apesar de totalmente consciente de que Ava não passa de uma máquina pré-programada, Caleb começa a sentir-se estranhamente ligado a ela. Quando revela mais informações sobre este projecto, o jovem começa a pôr em causa não apenas as reais intenções daquela experiência, mas também as implicações éticas de tudo aquilo…
Um filme de ficção científica que marca a estreia na realização do escritor e argumentista Alex Garland, tornado mundialmente famoso aos 26 anos com o romance "A Praia", adaptado ao cinema por Danny Boyle em 1996 e protagonizado por Leonardo DiCaprio.



Faz-te Homem

Condenado por um crime que não cometeu, o bilionário James King é obrigado a cumprir sentença numa prisão de segurança máxima. Antes da sua detenção, o juiz dá-lhe 30 dias para resolver alguns dos seus assuntos mais urgentes. Sabendo o tipo de criminosos que terá como companheiros de cárcere e seguindo a lógica de "esperar o melhor mas preparar-se para o pior", James decide ter umas aulas de "conduta prisional" antes de cair nas mãos dos seus futuros inimigos. Devido a uma série de preconceitos e mal-entendidos, James conclui que Darnell, o homem que há anos faz a limpeza do seu carro, é a pessoa indicada para o ajudar nesta matéria. É assim que, com total desconhecimento de causa, o honestíssimo Darnell se vê a braços com uma missão quase impossível: transformar o amedrontado James num homem duro e capaz de enfrentar qualquer adversidade, mesmo nas circunstâncias mais intrincadas. E tem apenas um mês para tudo isto...
Uma comédia que marca a estreia na realização do argumentista Etan Cohen e que coloca frente a frente os comediantes Will Ferrell e Kevin Hart.