quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prémios Shortcutz Lisboa - 1 de Maio @ Musicbox


Pelo 5º ano consecutivo, o Shortcutz Lisboa, movimento internacional de divulgação de curtas-metragens, distingue o melhor das curtas portuguesas que estiveram em competição nas suas sessões semanais. Em 15 categorias, contam-se mais de 50 nomeados, entre realizadores, actores e muitos outros profissionais que fazem o cinema português acontecer, em especial no que diz respeito ao universo das curtas-metragens.
Na noite que já é conhecida como a mais longa das curtas, será entregue o prémio à Melhor Curta do Ano, votada entre as curtas vencedoras mensais, e à Melhor Curta Shortcutz Network, onde competem as melhores curtas das cidades que integram o movimento, entre outras categorias que visam premiar um género cinematográfico que normalmente não é contemplado com este tipo de galardões, designadamente: Melhor Documentário, Melhor Direcção de Arte, Melhor Música Original, Melhor Produção e Melhor Fotografia.

Prémios Fundação GDA
Pela segunda vez, a Fundação GDA associa-se ao Shortcutz Lisboa na atribuição dos Prémios Fundação GDA para Melhor Actor e Melhor Actriz em Curta-Metragem 2014, no valor total de 2000 euros. Criada pela GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes), a Fundação GDA tem como missão a valorização do trabalho dos artistas, actores, bailarinos e músicos, bem como a dignificação das respectivas carreiras.

Figura Shortcutz
Além da entrega de prémios aos vencedores de cada categoria, eleitos pelo júri do Shortcutz Lisboa - constituído por 21 nomes reconhecidos no meio cinematográfico, jornalístico e musical português -, é também atribuído um prémio da exclusiva responsabilidade da equipa do Shortcutz Lisboa: o prémio Figura Shortcutz, que este ano distingue o CÓRTEX - Festival de Curtas-Metragens de Sintra pelo excelente trabalho desenvolvido na divulgação das curtas desde a sua primeira edição em 2010.

A festa dos prémios – Música e Poesia
A noite mais longa das curtas é muito mais que uma entrega de prémios: todos os convidados serão recebidos com um whiskey JAMESON ao que se segue o início da festa com a Poetry Slam de Viton Araújo, pelo meio temos a honra de ser presenteados pela actuação especial dosThe Drowning Bride.
A noite termina com um momento muito especial: à cabine do Musicbox sobe o DJ The Lonesome Spit que juntamente com o VJ set especial de Marzia ,com imagens das curtas-metragens nomeadas, prometem pôr todos a dançar já de galos dourados na mão!
Viton Araújo é autor do livro 100 Coisas para Fazer Depois de Morrer (Arte Plural, 2012), tem poemas publicados em diversas revistas e zines. Faz parte da trupe de poetas do poetry slam português, tendo vencido edições do Poetry Slam Amadora, Poetry Slam Lisboa, Poetry Slam LX e Poetry Slam Night. É integrante do grupo de stand-up poetry 4 Pessoas e Nenhum Fernando. Escreveu e encenou a performance poética Saravá Palavrá.