quinta-feira, 16 de abril de 2015

MULHERES PORTUGUESAS de Irene Flunser Pimentel e Helena Pereira de Melo



A história da vida e dos direitos das mulheres portuguesas desde o final do século XIX até ao início do século XXI.

O livro Mulheres Portuguesas procura dar respostas às questões mais relevantes sobre o papel das mulheres ao longo de todo o século XX. Trata-se de uma obra completa que atravessa quatro diferentes regimes políticos e analisa um período conturbado da nossa História nacional.

Ao longo das mais de 500 páginas do livro, as autoras reflectem sobre as leis que moldaram a situação das mulheres portuguesas na família e na sociedade desde o final do século XIX até aos dias de hoje, incluindo o movimento feminista e sufragista na I República, o período do Estado novo e as grandes mudanças que eclodiram com o 25 de Abril de 1974.
Resultado de um profundo trabalho de investigação, Mulheres Portuguesas está dividido em três partes, cada uma com vários capítulos organizados de forma cronológica, e inclui ainda 2 cadernos de extra-textos com fotografias.

Irene Flunser Pimentel é uma das mais conceituadas historiadoras portuguesas da actualidade. Foi distinguida com o Prémio Pessoa em 2007 e tem várias obras publicadas. Helena Pereira de Melo lecciona Direito da Igualdade Social na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, é autora de cinco livros e de dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.