sábado, 25 de abril de 2015

Vencedores dos Sony World Photography Awards 2015


O fotógrafo americano John Moore ganhou o prémio L’Iris d’Or/Fotógrafo do Ano.
Armin Appel, da Alemanha, ganhou o prémio de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto.
Elliott Erwitt foi homenageado com o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia.

O Juri Honorário do maior concurso de fotografia do mundo atribuiu hoje ao fotógrafo americano John Moore o prémio L’Iris d’Or/Fotógrafo Profissional do Ano dos Sony World Photography Awards de 2015, entre outros premiados.

Eleito de entre os vencedores das treze categorias profissionais, o trabalho vencedor intitulado "Ebola Crisis Overwhelms Liberian Capital" constitui uma série de imagens contundentes sobre esta tragédia humana. Moore, Fotógrafo Sénior e Correspondente Especial da Getty Images, e as imagens vencedoras foram aclamados globalmente pela pronta exposição da escala da epidemia de ébola na Monróvia, a capital da Libéria e o epicentro desta doença mortal.

Moore reside em Nova Iorque e já fotografou em mais de 70 países. Entre os seus galardões, destacam-se o Robert Capa Gold Medal, o prémio de Fotógrafo do Ano da Pictures of the Year International e da National Press Photographers Association, bem como quatro distinções atribuídas pela World Press Photo.

Juntamente com o seu prémio, o fotógrafo recebeu também um prémio monetário de 25 000 dólares americanos e o mais recente equipamento de imagem digital da Sony na cerimónia de gala realizada em Londres, que contou com a presença dos líderes da indústria fotográfica.

Numa declaração coletiva, os jurados Xingxin Guo, da Xinhua News Agency Image Centre, China, Jocelyn Bain Hogg, fotógrafo, do Reino Unido e Oliver Schmitt, do Spiegel Online, Alemanha, afirmaram o seguinte sobre o trabalho de Moore: “As fotografias de John Moore sobre esta crise mostram, sem quaisquer reservas, a brutalidade do quotidiano das pessoas, destroçado por este inimigo invisível. Contudo, é o seu espírito face a tal horror que merece elogios. As suas imagens são intimistas e respeitosas, tocando-nos com a sua coragem e integridade jornalística. Existe uma linha ténue e difícil entre as imagens que exploram esta situação e as que transmitem o mesmo com emoção, compaixão e compreensão, algo que este fotógrafo conseguiu com uma técnica infalível. Tudo isto aliado à sua técnica para composições poderosas e narrativas visuais coerentes permite tornar uma boa fotografia documental em algo extraordinário."

Atualmente na sua oitava edição, os Sony World Photography Awards apresentam todos os anos os melhores trabalhos fotográficos contemporâneos do mundo, numa ampla variedade de géneros. De inscrição gratuita e aberta a fotógrafos com qualquer nível de experiência, é uma competição de peso na indústria fotográfica e atrai talentos emergentes e artistas reconhecidos.

O painel de jurados internacionais dos prémios é composto por especialistas conceituados da indústria e esta competição oferece exposição, credibilidade e reconhecimento incríveis não só aos vencedores, mas também a todos os finalistas. A edição de 2015 dos prémios registou um número recorde de candidaturas, com 183 737 imagens de 177 países, reiterando a sua posição como o maior concurso de fotografia do mundo.

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO ABERTO

O fotógrafo amador alemão, Armin Appel, venceu o prémio de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto e recebeu um prémio monetário de 5000 dólares americanos pela sua imagem "Schoolyard". Eleito de entre cerca de 80 000 candidaturas ao Concurso Aberto, a imagem foi captada enquanto Appel praticava parapente e mostra a paisagem vibrante de Biberach an der Riss, na Alemanha. Esta imagem recebeu o louvor geral de entre as restantes nove imagens vencedoras das categorias do Concurso Aberto, anunciadas no passado dia 31 de março.O Concurso Aberto foi avaliado por um painel de especialistas da World Photography Organisation, presidido por Sam Barzilay, Diretor Criativo da United Photo Industries (EUA).


EXTRAORDINÁRIA CONTRIBUIÇÃO PARA A FOTOGRAFIA – ELLIOTT ERWITT

O conceituado fotógrafo da Magnum, Elliott Erwitt, foi reconhecido com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia.

O fotógrafo é reconhecido internacionalmente pelas suas imagens cândidas e, frequentemente, irónicas a preto e branco do quotidiano. O prémio reconhece Erwitt como um mestre modesto, que aborda o seu trabalho comercial e pessoal com uma genialidade visual irónica e espirituosa.

Como parte integrante da Exposição dos Sony World Photography Awards, realizar-se-á na Somerset House, em Londres, uma exposição intimista e ilustrativa dos trabalhos mais e menos conhecidos de Erwitt ao longo dos seus 60 anos de carreira.

Este prémio já foi atribuído a Mary Ellen Mark, William Eggleston, Eve Arnold, Bruce Davidson, Marc Riboud, William Klein e Phil Stern.

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO JUVENTUDE

O estudante de dezanove anos Yong Lin Tan da Malásia foi o vencedor do título de Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude, aberto a fotógrafos de idade igual ou inferior a 19 anos e tendo por base uma única imagem. A imagem atmosférica vencedora foi captada no beco da casa da avó do fotógrafo, em Kedah, Malásia. Foi selecionada de entre as três imagens vencedoras das categorias do Concurso Juventude, anunciadas no passado dia 31 de março. O Concurso Juventude contou com um total de 6675 candidaturas.

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO ESTUDANTE

A fotógrafa russa Svetlana Blagodareva da Universidade Politécnica Estatal de São Petersburgo venceu nove outros estudantes finalistas de todo o mundo e arrecadou o título de Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante. Como prémio, irá receber equipamento fotográfico da Sony no valor de € 35 000 para a sua universidade. O programa Student Focus é um dos maiores programas internacionais do mundo para os estudantes de fotografia e colabora com 230 instituições em seis continentes.

EXPOSIÇÃO E LIVRO

Todas as imagens vencedoras e finalistas serão exibidas na Somerset House, em Londres, de 24 de abril a 10 de maio, juntamente com uma curadoria dedicada ao vencedor do Prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia, Elliott Erwitt. Além disso, decorrerá em simultâneo a nossa exposição convidada, #FutureofCities - um projeto de fotografia social e documental que analisa o êxodo urbano em massa da população mundial nas principais cidades, apresentado pela Global Imaging Ambassors da Sony e a Panos Pictures. Adicionalmente e pela primeira vez, os visitantes da exposição poderão adquirir impressões das fotografias exibidas, uma cortesia do espaço theprintspace.

A exposição será acompanhada por um livro com os trabalhos vencedores e finalistas. Este pode ser adquirido em www.worldphoto.org