segunda-feira, 20 de abril de 2015

«Os Banqueiros Vão Nus». o livro mais importante que saiu desta crise, segundo o Financial Times


Os Banqueiros Vão Nus -  O que está mal na banca e como o corrigir é um livro que contribui para perceber os contornos da última crise financeira internacional, cujos efeitos ainda não pararam de fazer-se sentir. De facto, os últimos anos mostraram-nos que os erros da Banca podem ter custos significativos para a economia.

A maior regulação do sector passou a estar na ordem do dia. No entanto, esta nem sempre ficou bem explicada. E constitui uma temática central neste livro. Num contexto em que muitos afirmam que um sistema bancário mais seguro implicaria o sacrifício de empréstimos e crescimento económico, os autores analisam esta afirmação e as histórias contadas por banqueiros, políticos e reguladores para fundamentarem a falta de reforma, concluindo pela sua inadequação.

Anat Admati e Martin Hellwig defendem que podemos ter um sistema bancário mais seguro e saudável sem sacrificar nenhum dos seus benefícios. Usando uma linguagem acessível, procuram envolver o público em geral no debate. As questões são apresentadas em termos simples e compreensíveis por todos.

Os Banqueiros Vão Nus -  O que está mal na banca e como o corrigir tem registado um forte reconhecimento internacional. A título de exemplo refira-se que foi considerado um dos melhores livros de Economia de 2013 pelo Financial Times em 2013 e um dos melhores livros de não ficção de 2013 pelo Wall Street Journal.


«O livro mais importante que saiu desta crise.» 
Martin Wolf, Financial Times

«Admati e Hellwig cortam a direito os disparates convenientes dos banqueiros.» 
John Cochrane, Wall Street Journal

«Um livro novo e importante, intitulado Os Banqueiros Vão Nus, oferece aquilo que mais faltava à legislação Dodd-Frank: uma solução simples e elegante para o problema da estabilidade financeira. Preconizam que os bancos devem financiar-se com mais capital próprio e menos com dívida – ou, de forma mais simples, que os bancos devem arriscar mais com o seu próprio dinheiro e menos com o dos outros.» 
Christopher Matthews, Time.com

«Os Banqueiros Vão Nus é uma crítica impressionante à fragilidade dos bancos, com uma mensagem apelativa: se obrigarmos os bancos a terem maiores reservas de capital, podemos torná-los mais seguros sem precisarmos de pagar os custos em termos de taxas de juro, de diminuição do crédito ou de redução do crescimento económico.»
Peter Coy, Bloomberg Businessweek


Os autores

Anat Admati é professora de Finanças e Economia na Stanford’s Graduate School of Business. Tem assento no FDIC Systemic Resolution Advisory Committe e escreveu para o Financial Times, o Bloomberg News e o New York Times.

Martin Hellwig é director no Max Planck Institute for Research on Collective Goods. Foi o primeiro presidente da Advisory Scientific Committee do European Systemic Risk Board e vencedor ex-aequo do Prémio Max Planck para Investigação pelo seu trabalho sobre regulação financeira.