domingo, 19 de abril de 2015

Mercedes-Benz Concept GLC Coupé


Numa transição fluente, a Mercedes-Benz cria o seu próximo coupé: o Concept GLC Coupé é um estudo aproximado de um veículo de produção, que transporta consigo a fórmula bem sucedida do GLE Coupé para um segmento mais compacto. O protótipo com uma aparência vincadamente dinâmica, combina características de design típicas de um coupé com o idioma de design puramente sensual das futuras gerações dos SUVs da Mercedes-Benz. Esta fusão emocionalmente apelativa é ainda mais enriquecida por detalhes com um forte carácter. Uma grelha do radiador com lâmina dupla, capot com design desportivo e um sistema de escape de quatro saídas, criam um contraste estético com a harmoniosa e quase natural secção principal da carroçaria. Por outro lado, elementos robustos do segmento todo-o-terreno, tais como os pneus de grandes dimensões de 21 polegadas, as protecções dianteira e traseira do chassis, a maior distância ao solo e os estribos laterais, são indicativos do potencial desempenho em todo-o-terreno do Concept GLC Coupé.  

A combinação bem-sucedida de um SUV multifuncional com o segmento de coupés da Mercedes-Benz, que foi recebida de forma tão entusiasta com o GLE Coupé, é agora repetida com o Concept GLC Coupé. Contudo, este protótipo insere-se num segmento de veículos mais compactos, tal como demonstrado pelo comprimento exterior de 4.73 metros e uma distância entre eixos de 2.83 metros. Estas duas dimensões, em combinação com a secção principal da carroçaria atraente e musculada, a superfície dos vidros alongada e as jantes de grandes dimensões de 21 polegadas, conferem uma base ideal para as proporções típicas e tão vincadas da jovem geração de coupés desportivos, com o toque característico de todo-o-terreno.

Dianteira distintiva, faróis com design escultural  
Na dianteira, um vão nitidamente curto com grelha do radiador na vertical e lâmina dupla, tão característica dos modelos desportivos Mercedes-Benz, conferem uma primeira indicação da filosofia desportiva que suporta o Concept GLC Coupé. A crença "Nascido para percorrer qualquer terreno" é confirmada pelo capot desportivo, as linhas curvilíneas da asa "A" debaixo da grelha do radiador, as entradas de ar de grandes dimensões e a protecção inferior da carroçaria com uma aparência dominante. Tal como todos os elementos de revestimento neste veículo, este SUV é caracterizado por elementos na cor silver shadow, que criam um contraste atrativo com a pintura da carroçaria na cor solar-beam e com todas as aplicações de revestimento na cor matt gun metal magno.

Os atraentes faróis em LED conferem uma aparência expressiva ao Concept GLC Coupé. Todas as funções de iluminação são combinadas num único local: as luzes diurnas e as luzes de mudança de direcção estão na parte superior e em forma de faixa, denominada "sobrancelha" pelos designers. Abaixo das mesmas, encontram-se três lentes rotativas, que aparentam flutuar, e que se adaptam à situação de condução para iluminar de forma ideal a estrada ou o terreno. Naturalmente, os faróis não encandeiam o tráfego em sentido inverso em modo luzes de médios, luzes de máximos, luzes de berma ou luzes activas. Isto é obtido através da cobertura da zona do cone de iluminação incidida sobre o tráfego em sentido inverso. 


Perfil lateral do SUV
A perfeição com a qual os diferentes segmentos coupé e SUV foram combinados harmoniosamente, é revelada em particular pelo Concept GLC Coupé com um perfil lateral inferior a 1.60 metros de altura e uma linha do tejadilho alongada, típica de um coupé desportivo. Tal como as barras do tejadilho integradas e os manípulos da porta totalmente embutidos, a superfície vidrada estreita com os seus vidros laterais sem moldura, combina perfeitamente com o perfil lateral do veículo, salientando adicionalmente o carácter coupé. A interligação com a linha de cintura alta, ombros largos e rebordos das jantes acentuados, salientam as elevadas proporções que conferem ao Concept GLC Coupé um dinamismo emocionante. Esta forte interacção é ainda mais destacada pela continuação da linha de cintura entre a linha descendente e o contorno inferior traseiro ligeiramente ascendente. 

Traseira com herança coupé distinta  
A traseira do Concept GLC Coupé com precisamente dois metros de largura, revela em particular os ombros largos e musculados, com guarda-lamas harmoniosamente esculpidos que alojam os pneus de grandes dimensões 285/45 R 21 instalados em jantes de 53.3 cm (21 pol.). As quatro saídas de escape em aço inoxidável conferem uma aparência atraente. Instaladas aos pares, acima da asa "A" similar à da dianteira e com uma função de protecção inferior da carroçaria, as ponteiras de escape destacam o estilo desportivo do coupé.

Potência plena: cadeia cinemática de tração integral com 367 cv
A tecnologia de propulsão do Concept GLC Coupé corresponde à aparência visual do veículo. Um motor V6 com uma potência de 270 kW (367 cv) e um binário de 520 Nm, permite um desempenho altamente desportivo. Familiar dos modelos desportivos AMG, o motor biturbo de injecção directa é combinado com uma caixa de nove velocidades automática 9G-TRONIC e uma transmissão integral permanente 4MATIC, permitindo a este protótipo uma aceleração vigorosa e conferindo ao mesmo tempo uma nota acústica ao desempenho impressionante. Dependendo da configuração do modo da transmissão, as saídas de escape podem emitir um som grave moderado ou o som apaixonante de um veículo de competição de elevada potência.