terça-feira, 14 de abril de 2015

Labor #2, uma co-produção Teatro do Vestido e Artemrede, estreia dia 29 de Abril no Barreiro


Estreia no próximo dia 29 de Abril, no Espaço Memória, no Barreiro, o espectáculo Labor #2, uma co-produção da companhia Teatro do Vestido e da Artemrede, que pretende reflectir sobre a temática do trabalho.

O processo criativo de Labor #2 faz-se nas ruas, no encontro com as pessoas, oferecendo uma interpretação do que é o trabalho e que lugar ocupa na sociedade actual. Em residência artística no Barreiro, a companhia Teatro do Vestido tem vindo a recolher depoimentos e histórias de vida para a construção deste espectáculo.

Labor #2 faz parte de um projecto teatral em três partes sobre a história, a função e as contradições do trabalho, sendo que a primeira parte deste projecto, Labor #1, estreou em 2013, em Lisboa.

Com texto, direcção e interpretação de Joana Craveiro, este espectáculo acontecerá fora dos palcos convencionais, percorrendo em cada concelho diversos espaços relacionados com o imaginário laboral. Nos dias 29 e 30 de Abril, Labor #2 vai estrear no Barreiro, no Espaço Memória, seguindo depois para municípios como a Moita, Sesimbra, Oeiras, Santarém e Abrantes.


DIGRESSÃO
Barreiro: 29 e 30 Abril, às 21h30
Moita: 15 e 16 de Maio
Sesimbra: 5 e 6 de Junho


SINOPSE
Labor #2 faz parte de um projecto teatral do Teatro do Vestido em várias partes sobre a história, função e contradições do trabalho. O trabalho “edifica,” “liberta,” “confere dignidade,” “identidade” – dizem-nos, e desde cedo começámos a pensar no que ‘queríamos ser’, ou ‘aquilo em que queríamos trabalhar.’ A sociedade moderna, como a conhecemos, organizou-se e organiza-se em função do trabalho. Mas mudanças subtis tomaram conta da realidade desta sociedade moderna na qual crescemos, e têm vindo a operar uma transformação no lugar central que o trabalho ocupava até agora. O desemprego galopante - e por vezes escondido por estatísticas enganadoras que contabilizam trabalho precário e estágios profissionais como se de emprego real se tratasse - o esvaziamento dos sindicatos, as questões da contratação colectiva, os polémicos acordos da concertação social, as sucessivas greves – tudo isto nos levou a sair da sala de ensaio para as ruas de algumas cidades a ver o que resta, então, do trabalho – e que lugar é que este ocupa ainda hoje na nossa sociedade. Em Labor #2, investigamos realidades laborais particulares dos concelhos do Barreiro, Moita, Sesimbra, Oeiras, Abrantes e Santarém. Movemo-nos no meio das pessoas, das suas histórias de vida, por entre as ruínas de fábricas, salinas, barcos, e as memórias da resistência anti-fascista e de um tempo – o da revolução – em que tudo estava por inventar. Construímos assim uma espécie de teatro documental, o tipo de teatro capaz de expor a realidade nas suas múltiplas facetas, deixando ao espectador a reflexão possível a realizar.

O Teatro do Vestido prossegue com este projecto a sua tentativa de compreensão do presente através de uma convocação da história de Portugal, nomeadamente, fragmentos de uma história que considera ‘invisível’ e esquecida. Labor #1 estreou em Julho de 2013 no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa.