quarta-feira, 8 de abril de 2015

João Morgado regressa às livrarias com obra de grande fôlego histórico



João Morgado, premiado autor português, regressa às livrarias de todo o país com um romance histórico sobre a vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral. Vera Cruz leva-nos ao período áureo dos Descobrimentos portugueses e resulta de uma profunda e inédita investigação histórica levada a cabo pelo autor.
Inspirado numa das principais personagens da História dos Descobrimentos, Vera Cruz reconstrói a vida de Pedro Álvares Cabral e os tempos e as mentalidades da época, dando ao leitor a oportunidade de navegar lado a lado com o grande descobridor português.
Excepcional no rigor da investigação e hábil na reconstrução dos tempos e espaços da época, João
Morgado apresenta assim um romance rico em factos históricos, revelando as manobras dos bastidores do poder: as rivalidades com Vasco da Gama, as intrigas palacianas e as reflexões que cunham a dimensão humana destas personalidades. Ao longo das mais de 500 páginas do livro, o autor descreve com talento narrativo as espantosas aventuras do navegador que aportou em quatro continentes e comandou a maior frota alguma vez saída dos portos portugueses. Eis Pedro Álvares Cabral e Vera Cruz.

João Morgado nasceu em 1965. É formado em Comunicação e trabalhou como jornalista. Tem vários livros publicados, alguns deles distinguidos com importantes galardões literários como o Prémio Vergílio Ferreira (2012) ou o Prémio Alçada Baptista (2014). Recentemente, João Morgado venceu o Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha - Correntes d’ Escritas 2015, com a  obra inédita O Céu do Mar, um romance que relata a grande tempestade de 1892, em que centenas de pescadores perderam a vida no alto mar.