terça-feira, 28 de abril de 2015

Festival de Sintra: o mais antigo Festival do país começa a 9 de Maio


De 9 de Maio a 7 de Junho, Sintra volta a ser palco da música romântica com o Festival de Sintra, que se realiza em alguns dos mais emblemáticos palácios do município. Com a primeira edição em 1957, o Festival organizado pela Câmara Municipal de Sintra é o mais antigo festival do país, celebrando este ano a sua 50ª edição com uma homenagem à Marquesa de Cadaval.

Como novidade desta edição, a Câmara Municipal de Sintra transmite em directo, via streaming, e em diferido, alguns dos concertos do Festival, nos espaços públicos das freguesias mais populosas do concelho, fazendo chegar o evento a um maior número de pessoas.

A inaugurar o Festival, dia 9 de maio, no Dia da Europa, o pianista Nelson Freire sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval para apresentar um recital de piano, concerto que assinala ainda a celebração do 70º aniversário do pianista.

Já no domingo 10 de maio, a encerrar o primeiro fim de semana que se propõe ao diálogo de gerações, o concerto “Jovens Talentos” irá revelar nomes emergentes da música clássica, como Varvara Kutusova, de 11 anos, e Alexander Malofeev, de 13 anos.

A música de câmara dá o tom ao segundo fim de semana do Festival de  Sintra, com um concerto doDuo Frédéric Pelassy/Ghizlane Hamadi, no Palácio Nacional de Sintra, na sexta-feira, 15 de maio. Nos dias seguintes a Condessa Teresa Schonborn, neta da Marquesa de Cadaval, abre as portas da Quinta da Piedade para receber o Trio Aeternus e o Quarteto de Moscovo.

Sob o tema piano romântico, os músicos Anna Pavlova, Jeffrey Swann e Anastasyia Naplekovarevisitam obras de alguns dos mais reconhecidos compositores como Schubert, Liszt, Chopin, Haydn e Tchaikovsky, entre outros. Estes concertos têm lugar no Palácio Nacional de Queluz e na Quinta da Piedade e compõem o programa para os dias 22, 23 e 24 de maio.

Um dos momentos altos desta edição do Festival de Sintra é o fim de semana dedicado à Marquesa de Cadaval, que será evocada em dois concertos no Palácio Nacional de Sintra: sexta-feira, 29 de maio, sobem ao palco o Quarteto Lopes Graça com Olga Prats no piano e domingo, 31 de maio, tem lugar o concerto “Evocações” – Olga Cadaval composto por obras queridas da Marquesa de autores como Monteverdi, Vivaldi, Rossini, Mendelssohn, Brahms, entre outros. Neste fim de semana de homenagem tem lugar ainda “Ausências”, um recital de piano acompanhado por poesia declamada pelos actores Leonor Seixas e Paulo Pires. 

No último fim de semana realizam-se dois concertos que merecem ainda destaque: o Concerto Comemorativo dos 40 Anos do Conservatório de Música de Sintra, no Palácio Nacional de Queluz, dia 5 de Junho, e o concerto de encerramento desta especial 50ª edição do festival, no sábado, 6 de Junho, com  "Carmina Burana" de Carl Orff, no Largo Fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz, num Tributo a Dom Nuno Alvares Pereira, patrono da GNR e ascendente directo dos Marqueses de Cadaval (entrada livre).

Destaque também para a nova secção “Contrapontos”, que encerra um programa composto por três concertos de bandas filarmónicas locais, que se realizam na Quinta da Ribafria.

Paralelamente ao programa de concertos, realizam-se, nos dias 10 e 30 de maio e 6 de Junho, três master classes sobre o romantismo, conduzidas por Rodrigo Sobral Cunha.

À excepção do concerto de encerramento, de entrada livre, todos os ingressos terão um preço fixo de 10€. O valor da bilheteira reverte para o novo espaço do Conservatório de Música de Sintra.