terça-feira, 6 de outubro de 2015

Outubro com o Goethe-Institut


No dia 15, no Goethe-Institut em Lisboa, continua o Ciclo Richard Wagner à volta de Tristão: a conversa O que é um drama musical? Óperas e dramas wagnerianos. O caso do Tristão tem lugar às 18h30, no Auditório, com Eugénio Harrington Sena e Paulo Ferreira de Castro. O ciclo prossegue no dia 29 de Outubro às 18h30 com a conversa O que é um Leitmotiv? Os Leitmotiv do Tristão e Isolda, com Eugénio Harrington Sena e João Paulo Santos. 

A Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista (MICAR), no Teatro Municipal Rivoli, no Porto, que decorre de 16 a 18 de Outubro, é um evento a não perder na cidade invicta, que conta com o apoio do Goethe-Institut. Uma iniciativa do Movimento SOS RACISMO, que vem mais uma vez, nesta segunda edição, estimular a reflexão e o debate para que não vença a indiferença.   

No ano em que a Casa da Música do Porto celebra o seu 10º aniversário com várias iniciativas, o Goethe-Institut participa no Ano da Alemanha na Casa da Música no Porto com um ciclo próprio de concertos com foco na Nova Música e na obra do compositor contemporâneo Helmut Lachenmann - artista em residência do ano do jubileu. No dia 20 de Outubro às 19h30, tem lugar um concerto com obras de Nuno da Rocha, Emmanuel Nunes, Gustav Mahler e Helmut Lachenmann e a participação do REMIX Ensemble e,  no dia 24, às 18h, terá lugar outro concerto que abordará obras de Obras de Mozart, Beethoven, Helmut Lachenmann e Nuno da Rocha. 

De 21 a 23 de Outubro, o Goethe-Institut Portugal estará presente em Évora no 12º Congresso Nacional BAD (Associação Portuguesa dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas), subordinado ao tema "Ligar. Transformar. Criar valor”., através da presença das participações dos conferencistas Barbara Schleihagen, gestora da Associação Alemã de Bibliotecas (dbv) e Dr. Wolfram Horstmann, director da Niedersächsischen Staats- und Universitätsbibliothek Göttingen.

Translation & Revolution é o título do 9º Colóquio Internacional dos Estudos de Tradução em Portugal (22 e 23 de Outubro, Universidade Católica Portuguesa) que o Goethe-Institut Portugal apoia com a presença da escritora Yoko Tawada como uma das principais keynote speakers do colóquio, ao lado de Teresa Seruya (Universidade de Lisboa, CECC) e Esperanza Bielsa (Universidade Autónoma de Barcelona). Segundo Yoko Tawada, "não há outra ocupação que nos faça aprofundar tanto uma língua como a tradução"

No dia 23 de Outubro, no Auditório do Teatro Municipal do Campo Alegre, no Porto, terá lugar a peça de Catarina Miranda, Reiposto Reimorto, a lenta prosa do mundo, que conta com o apoio do Goethe-Institut Portugal. Catarina Miranda trabalha com linguagens que interceptam dança, performance, cenografia e luz, abordando o corpo como veículo de mediação de estados hipnagógicos, gestos e procedimentos para a consciência visceral do presente. É licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Co-fundadora do colectivo de dança Flocks&Shoals (Berlim) e do Espaço AltesFinanzamt (Berlim).

Destaque incontornável da programação cultural de Outubro do Goethe-Institut Portugal é a sua presença com cinema documental alemão no DOCLISBOA'15 a partir do dia 24 de Outubro. Na retrospectiva intitulada "I don’t throw bombs, I make films" – Terrorismo, Representação, uma referência à frase que constava no poster do filme "Terceira Geração" de Rainer Werner Fassbinder, serão exibidos nove filmes documentais de realização alemã (3000 Häuser, Johnson & Co und der Feldzug gegen die Armut, Bambule, Deutschland im Herbst, Messer im Kopf, Die Bleierne Zeit, Farbtest - Die rote Fahne, Die Innere Sicherheit, Das Netz). 

Também no sábado 24 de outubro, das 11h30 às 18h30, terá lugar, no Goethe-Institut em Lisboa, o Dia do Professor de Alemão 2015. Este ano, o tema principal é "Szenarien” nas aulas de Alemão". A palestra inaugural do Dr. Dietmar Rösler tem o título DaF mit digitalen Medien – Wo stehen wir heute? (Alemão como língua estrangeira com meios digitais – em que ponto nos encontramos actualmente?) - palestra em alemão. Além disso, serão abordados os temas Alemão em Movimento e Recursos lexicográficos para a aula de Alemão como língua estrangeira: desempenho e possibilidades de aplicação.

A programação de Outubro do Goethe-Institut termina com a participação do músico Hans-Joachim Roedelius no Festival Semi-Breve, Festival de Música Electrónia e Arte Digital. Para celebrar o octagésimo aniversário de Roedelius, o Semibreve comissariou um concerto especial, no qual a lenda alemã será coadjuvada por um grupo de artistas nacionais. André Gonçalves, José Alberto Gomes, Rui Dias e a artista visual Maria Mónica serão os convidados para este concerto único.