segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A Ira de Deus sobre a Europa de J. Rentes de Carvalho


A Ira de Deus sobre a Europa é o novo livro de J. Rentes de Carvalho publicado pela Quetzal. Rentes de Carvalho é «um dos melhores prosadores da língua lusa» (João Pereira Coutinho, Folha de São Paulo) que nos traz agora um livro profundamente pessoal e intimista, onde recorda a Europa de há 50 anos e se confronta com a Europa de hoje.

O livro consiste num testemunho vibrante, polémico e inesperado, que debate as grande e fraturantes questões que colocam em perigo a Europa dos nossos dias.  

«... o hedonismo, a ausência de ideais, uma mansidão que não distingue muito da cobardia, aqui e ali um tolo sentimento de superioridade, de «valores» e «civilização», são outros tantos factores da nossa provável derrota. O comportamento «bonzinho» de não nos defendermos de quem nos ataca, de respeitar quem não nos respeita, de insistirmos em estender a mão a quem nos despreza, por certo encontra alguma justificação na doutrina cristã, mas é atitude contraproducente numa situação de conflito, sobretudo quando a parte contrária aplica a estratégia bélica de Clausewitz, enquanto a nossa opta pelo adiamento e dá prioridade aos jogos de computador, às amizades e aos likes do Facebook.» 

Sobre o Autor

J. Rentes de Carvalho tem uma extensa obra ficcional e cronística – que tem sido publicada em Portugal e na Holanda – e recebeu, em 2012, o Grande Prémio de Literatura Biográfica APE com o livro Tempo Contado e, em 2013, o Grande Prémio de Crónica APE com o livro Mazagran.